A Amagis Saúde celebrou 40 anos nesta quinta-feira, 28, em uma noite de homenagens a quem contribuiu para a exitosa trajetória do plano de saúde dos magistrados mineiros. A solenidade foi realizada no salão de festas da Associação, em Belo Horizonte, e contou com a presença de magistrados, aposentados e pensionistas, além de familiares e autoridades. A mesa de honra foi composta pelo presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares; o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt; a vice-presidente de Saúde da Associação, juíza Luzia Peixôto; o conselheiro do CNJ e ex-presidente da Amagis, desembargador Carlos Levenhagen; o presidente do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias, o presidente do TJMMG, juiz Fernando Galvão; e o vice-presidente e corregedor do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho.

mesa

Para marcar a data, a Amagis instituiu uma placa reverencial que foi entregue a pessoas que se dedicaram à organização e ao fortalecimento do plano de saúde da magistratura. Durante as homenagens, os convidados assistiram a um vídeo sobre a história da Amagis Saúde.

Avanços

Na abertura da solenidade, o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, afirmou que, nesses 40 anos, o plano experimentou grandes avanços que o consolidaram como modelo de autogestão em saúde, reconhecido e premiado oito vezes pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Amagis Saúde conta hoje com uma rede credenciada de aproximadamente dois mil médicos em toda Minas Gerais, oferecendo atendimento 24 horas exclusivo aos associados. No entanto, Maurício Soares lembrou que nem sempre foi assim. Antigamente, os juízes só podiam contar com o Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) na capital, mas no interior não havia assistência alguma. “Pode-se dizer que a criação da primeira assistência, depois, do plano de saúde, foi importante elemento de mobilização da classe, uma vez que se tratava de um benefício da Amagis aos magistrados”, disse.

Desembargador Maurício Torres

Maurício Soares ressaltou que a importância da Amagis Saúde para o associativismo mineiro é tamanha que o desembargador Erotides Diniz apenas aceitou concorrer à presidência da Associação, nos anos 70, sob a condição de que o plano de saúde fosse criado. Assim, o plano iniciou sua trajetória; no início, como Departamento Médico-Hospitalar e Odontológico da Amagis.

O presidente da Associação destacou ainda que a bem-sucedida história da Amagis Saúde acompanhou fielmente a vitoriosa trajetória da Amagis. Segundo Maurício Soares, a inauguração da sede, em 1983, na gestão do desembargador Lincoln Rocha, foi fundamental para impulsionar os avanços do plano, que ultrapassou a barreira de Minas Gerais e hoje abrange os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. “Tudo isso só foi possível com muito trabalho e doação. Essa conquista é resultado da dedicação de gestores, conselheiros e funcionários, trabalhando com seriedade e profissionalismo desde as primeiras gestões. A Amagis Saúde é orgulho dos magistrados mineiros e um plano que é referência nacional. Chegamos aos 40 anos com sólida confiabilidade e segurança para os magistrados e seus dependentes”, afirmou Maurício Soares.

Excelência de gestão

Para a vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Luzia Peixôto, a celebração dos 40 anos é mais que uma noite histórica, pois representa a trajetória inteira de dedicação e determinação de um grupo de magistrados que, em abril de 1976, decidiu criar o Departamento Médico-Hospitalar e Odontológico da Amagis. Luzia Peixôto destacou que, a exemplo da Associação, a Amagis Saúde também cresceu sustentada em dois pilares: a união e a integração entre ativos e aposentados, o interior e a capital. “Devemos tudo isso aos nossos antecessores, a quem dedicamos sinceras homenagens nesta noite de celebração”, afirmou.

Luzia Peixôto disse que, de acordo com o Índice de Desempenho da ANS, o plano da magistratura mineira continua classificado entre os melhores do país. “Isso representa excelência de gestão e atendimento, que temos a obrigação de manter em favor de todos aqueles que depositam confiança e sua vida na Amagis Saúde”, declarou.

Luzia Peixôto

De acordo com a vice-presidente de Saúde, o sucesso do modelo de gestão está no planejamento para alcançar as metas, visando qualificar, cada vez mais, o atendimento ao associado, como a implementação de novos sistemas de gestão e a ampliação do departamento de auditoria. “A classificação dada pela ANS coroa um trabalho de consolidação do plano de saúde, o empenho da diretoria e dos funcionários, a busca do diálogo com os usuários, os investimentos constantes no aprimoramento das rotinas de trabalho”, afirmou.

Luzia Peixôto ressaltou ainda que o plano de saúde demonstra a capacidade de gestão dos magistrados. “Uma boa gestão garante mais saúde aos magistrados e a seus familiares, o que, por sua vez, também reforça a convicção de uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente e digna aos cidadãos mineiros”, declarou.

Reconhecimento

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, um dos homenageados da noite, falou em nome de todos os agraciados. Segundo ele, toda homenagem tem, pelo menos, duas faces: um lado que conforta e apazigua e outro que reforça o compromisso e a luta. “O reconhecimento alimenta a alma, principalmente dessas pessoas que têm uma trajetória profissional ilibada, empenhada nas melhorias do Judiciário e da magistratura. Hoje, dou aqui o meu testemunho sobre esses 40 anos da Amagis Saúde e de todas essas pessoas que contribuíram para a excelência do plano que temos. Tive a honra de ser vice-presidente da Amagis Saúde na gestão do desembargador Carlos Levenhagen e pude perceber o empenho dos funcionários e o tratamento dispensado a todos os magistrados. Portanto, essa homenagem é mais do que justa”, destacou o presidente do TJMG.

Pedro Bitencourt

Pedro Bitencourt pontuou ainda a profissionalização e o aperfeiçoamento da gestão, voltada à eficiência e ao planejamento, como fatores fundamentais para o sucesso da Amagis Saúde.

O presidente do Tribunal, que encerra sua gestão no próximo dia 30 de junho, afirmou que continua na luta pelo aperfeiçoamento da Justiça e da carreira do magistrado. “O Judiciário é hoje, como em nenhuma outra época, protagonista da vida em sociedade ou do Estado. Acionados para dirimir conflitos de toda natureza, os magistrados precisam dar respostas para as demandas que lhe são apresentadas. Isso exige sabedoria, isenção, maturidade, rapidez, profundo conhecimento das leis, da jurisprudência e das questões sociais e históricas. Portanto, agradeço à Amagis por esta homenagem. Na oportunidade, expresso a mais sincera gratidão a todos os magistrados de Minas, colegas e parceiros, profissionais competentes e dedicados à causa da Justiça. Estamos juntos nas novas empreitadas visando ao fortalecimento da instituição judiciária”, declarou.

Palestra

Após as homenagens, os presentes conferiram a palestra “Amor, laços sociais e saúde”, proferida pelo médico e psicanalista Geraldo Caldeira. Durante sua apresentação, ele abordou a importância do amor e dos laços sociais e suas ligações, destacando que os laços sociais e o amor são extremamente importantes para que as emoções não descarreguem tanta adrenalina e hormônio que só trazem estresse e causam prejuízo. “O amor produz paz entre os homens”, disse o palestrante parafraseando o pensador Agatão, anfitrião do Banquete de Platão.

Palestra

Outras frases foram citadas pelo médico e psicanalista que demonstram a importância do sentimento, como a que dizia que o amor é a doença e sua cura. “Daí a importância do profissional de saúde”, afirmou o palestrante ressaltando pesquisas que revelam que praticamente todas as enfermidades humanas têm a ver com o amor e a falta dele.

Amagis

Amagis

Confira a lista de homenageados:


Des. Erotides Diniz (in memorian)
Des. Bady Raimundo Curi (in memoriam)
Des. Caetano Carelos
Des. Célio Vale da Fonseca (in memorian)
Des. Jacomino Inacarato (in memorian)
Des. Régulo da Cunha Peixoto (in memorian)
Juiz Roberto Ladeira
Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (in
memorian)
Des. Sergio Lellis Santiago
Des. Walter Veado (in memorian)
Des. Lamartine Cunha Campos (in memorian)
Des. Lincoln Rocha (in memorian)
Des. Wagner Brandão Bueno (in memorian)
Des. Sylvio de Moraes Lemos (in memorian)
Des. Marcio Aristeu Monteiro de Barros
Juiz Welington Monte Carlo Carvalhaes (in
memorian)
Des. Petrônio José Garcia Leão (in memorian)
Des. Bernardino Godinho Campos
Des. José Norberto Vaz de Mello (in memorian)
Des. Reynaldo Ximenes Carneiro
Des. Dárcio Lopardi Mendes
Des. Edelberto Lellis Santiago (in memorian)
Des. José Guido de Andrade (in memorian)
Ministro Paulo Geraldo de Oliveira Medina
Des. Caetano Levi Lopes
Des. Joaquim Herculano Rodrigues
Des. Tibagy Salles Oliveira
Desa. Vanessa Verdolim Hudson de Andrade
Des. Wander Paulo Marotta Moreira
Des. Antônio Hélio Silva
Des. Electra Maria de Almeida Benevides
Des. Eli Lucas de Mendonça
Des. Francisco Kupidlowski
Des. Geraldo Augusto de Almeida
Des. Elpídio Donizetti
Juiz Geraldo Claret de Arantes
Des. Irmar Ferreira Campos

Juiz Rafael Andrade
Des. Tarcisio José Martins da Costa
Des. Doorgal Gustavo Borges de Andrada
Juiz José Pedro Mendes do Valle
Des. Tiago Pinto
Des. Carlos Augusto de Barros Levenhagen
Des. Pedro Carlos Bitencourt Marcondes
Juiz Bruno Terra Dias
Des. Nelson Missias de Morais
Des. Edison Feital Leite
Des. Luiz Carlos Gomes da Mata
Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos
Des. Herbert José Almeida Carneiro
Des. Mauricio Torres Soares
Roque Silva Rodrigues
Sueli Tressia Abrão

Placa

Placa

Placa

Placa

Placa

Placa

Placa

Placa

Placa