O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, esteve neste sábado, 19, na cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, onde participou do '2° Seminário Olhar Jurídico sobre o Meio Ambiente'. Com a participação de diversas autoridades, o evento tem o objetivo de promover a consciência ambiental e debater a crise hídrica no Brasil e no mundo.

Em seu discurso, o desembargador Maurício Soares, destacou a importância da discussão do assunto neste momento e a atuação da cidade de São Lourenço, referência mineira e nacional na vanguarda da proteção e materialização dos direitos fundamentais. O magistrado parabenizou a iniciativa e afirmou que a história é feita não de fatos e indivíduos, mas de uma gama entrelaçada de iniciativas, ideias e acasos que envolvem pessoas e acontecimentos tornados relevantes para posteridade.


“Raramente se pode apontar um evento específico, na ocasião de sua ocorrência, como fadado a integrar os registros históricos de uma sociedade. Entretanto, São Lourenço, por sua natural vocação de preservação de paisagens relevantes, arquitetura, sítios e tradições, sem dúvida alguma posta-se como exemplo e permite prognosticar este momento como especialmente significante para o porvir”, afirmou. Leia aqui o discurso do magistrado na íntegra.

O seminário, organizado pelo juiz Bruno Terra, ex-presidente da Amagis, e pelo advogado Felipe Martins Pinto, vice-presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, faz parte da série de eventos que culminam com a entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e contou com a participação do TJMG, do Ministério Público do Estado e da Defensoria Pública.

Comenda

Amanhã, ainda em São Lourenço, acontece a outorga da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, que tem como chanceler o diretor-geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Eugênio Ferraz. O evento será no Parque das Águas.

A comenda foi idealizada pela ensaísta e escritora Ivanise Junqueira com a proposta de homenagear o Dia Mundial da Água e aqueles cidadãos que se destacaram com ações em prol da disseminação, do incentivo, do apoio e da divulgação das atividades relacionadas ao turismo e à preservação ecológica e ambiental.

Veja aqui a programação completa.