O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou nesta quarta-feira, 3, da posse das novas diretorias do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), em Porto Alegre.

Foto: Ajuris

Ao assumir a Ajuris para o biênio 2016/2017, o juiz Gilberto Schäfer destacou a história de contribuições da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul aos grandes debates da sociedade e, também, a atuação em defesa das prerrogativas da magistratura. “Temos o desafio de representar e de lutar com um grupo plural de magistrados da ativa e aposentados, bem como das pensionistas e dos pensionistas”, declarou.

O magistrado empossado reforçou a importância da defesa da independência judicial a serviço de uma concepção de efetivação de direitos constitucionais e convencionais e reafirmou o compromisso da gestão da nova diretoria de dedicar-se às questões de repercussão social e de Direitos Humanos, na luta contra as discriminações dos direitos das mulheres, de cunha racial e de orientação sexual, entre outras. Na mesma solenidade foram empossados todos os integrantes do Conselho Executivo da Ajuris.

TJRS

Mário Salgado / TJRS

No TJRS, o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini assumiu o comando do Poder Judiciário Gaúcho no ano em que completa 30 anos de magistratura. Durante seu discurso, o magistrado destacou a responsabilidade fiscal do Poder Judiciário e a preocupação em seguir prestando um serviço jurisdicional de qualidade à sociedade, diante do congelamento do orçamento. Defendeu a restrição do uso dos depósitos judiciais e solicitou ao Legislativo gaúcho prioridade na tramitação de projetos de lei de autoria do Judiciário que aguardam aprovação há mais de uma década.

Frente ao cenário crítico de crise econômico-financeira do Estado e diante das medidas já aprovadas pelo Governo do Estado para fazer frente à situação, o novo presidente do TJRS avaliou que é hora de uma mensagem de otimismo à sociedade gaúcha: "Se todos os gestores públicos do Estado, juntarem determinação, competência, empenho por este Estado e sobretudo fé no Rio Grande e sua gente, seremos maiores do que as dificuldades e certamente voltaremos a olhar o futuro com confiança, orgulho e esperança. É isto que espera de nós a sociedade gaúcha e para isto sempre poderá contar com o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul".

Também tomaram posse os desembargadores Carlos Eduardo Zietlow Duro (1° vice-presidente), Maria Isabel de Azevedo Souza (2ª vice-presidente), Paulo Roberto Lessa Franz (3º vice-presidente) e Iris Helena Medeiros Nogueira (corregedora-geral da Justiça).

* Com informações da Ajuris e do TJRS