A edição de 2015 da outorga da Medalha Guido de Andrade, maior honraria concedida pela Amagis, acontecerá nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, às 19h30, na sede da Amagis, em Belo Horizonte.

Neste ano, serão homenageados o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Wellington Magalhães, e o ex-presidente do TJMG e atual coordenador pedagógico da Ejef, desembargador José Fernandes Filho.

A cerimônia será conduzida pelo presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, e o orador oficial será o desembargador Maurício Soares.

Credenciamento de imprensa

O credenciamento dos veículos de imprensa pode ser feito até às 18h da próxima quarta-feira, dia 16 de dezembro, pelo e-mail imprensa@amagis.com.br, colocando no assunto da mensagem: Credenciamento - Medalha Guido de Andrade. Não é necessário indicar previamente os nomes dos profissionais, apenas o nome do veículo e o número de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos que virão.


A Medalha

A Comenda Comemorativa Desembargador Guido de Andrade foi instituída pela Amagis por meio da portaria normativa nº 1, de 15 de junho de 2007, na gestão do ex-presidente Nelson Missias de Morais, e tem a função de homenagear pessoas que contribuíram para o fortalecimento da magistratura mineira. Já foram homenageados: José Alencar, Sepúlveda Pertence, Alberto Pinto Coelho, Aécio Neves, Gilmar Mendes, Elmiro Nascimento, Luiz Fernando Carvalho, Antonio Anastasia, Francisco Rezek, Célio Borja, Durval Ângelo, Itamar Franco, Carlos Velloso, Danilo de Castro, Sálvio de Figueiredo, Dinis Pinheiro, Renato Vieira de Souza, Mário Fontana, José Eduardo Cardozo, Emanuel Carneiro, Frei Betto, Antônio José de Barros Levenhagen, Antônio Augusto Cançado Trindade e Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Guido de Andrade

O desembargador José Guido de Andrade, que dá nome à comenda da Amagis, foi um ícone da magistratura mineira. Sua morte, em 2004, representou uma grande perda para a classe, mas não apagou as boas memórias de suas lutas e conquistas em prol de todo o Poder Judiciário. Ele formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em 1956. Ingressou na magistratura em 1961 e foi promovido a desembargador em 1988.