A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou reunião especial no plenário da Casa, nesta segunda-feira, 30, para homenagear a Amagis pelos 60 anos de fundação, comemorados neste ano de 2015.

60anosalmg

A reunião especial, cuja realização foi requerida pelos deputados João Alberto e Sargento Rodrigues, foi aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes. No início da solenidade, foi exibido um vídeo contando a história da Amagis (assista ao vídeo abaixo).

Em discurso proferido a partir da tribuna, o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, destacou o "orgulho e a satisfação por este gesto de cordialidade democrática e institucional dessa egrégia Assembleia Legislativa, para celebrar e homenagear os 60 anos de protagonismo da nossa querida Amagis".

60anosalmg2

Herbert Carneiro reforçou o ideal de união, que norteou a condução da Amagis ao longo desses 60 anos. "Trata-se de construção coletiva, pautada na união e integração entre ativos e aposentados, do interior e da capital. Devemos tudo isso aos nossos antepassados, a quem dedicamos sinceras homenagens nesta sessão solene e igualmente histórica", afirmou o presidente da Amagis.

Encerrando o discurso, o magistrado afirmou ainda que o Judiciário e a Magistratura estão cada vez mais empenhados na melhoria de seus serviços, mas que não existem por si só. "São instâncias e agentes que estão à disposição do direito, da justiça e do cidadão, que é a razão institucional de ambos. A construção é permanente e, para ser completa de êxito, não abrimos mão da preciosa contribuição desta Casa legislativa e de seus nobres integrantes, em defesa da Justiça social e de mais qualidade de vida para o povo mineiro", finalizou Herbert Carneiro.

Leia o discurso do desembargador Herbert Carneiro aqui, na íntegra.




Para o deputado João Alberto, essas seis décadas da Amagis são motivo de júbilo pelas conquistas extraídas da lida alicerçada no fortalecimento do Poder Judiciário e da magistratura. “Essa força é essencial para a garantia da paz social e do Estado Democrático de Direito. A Assembleia reverencia com máximo respeito a missão silenciosa, sóbria e distante da ribalta que norteia o exercício da magistratura. Temos no Poder Judiciário a confiança de garantir os direitos, os deveres e pacificar a sociedade na solução das contendas. As bodas de diamante da renomada Amagis com a sociedade mineira são glória para Minas e exemplo para o país. Que Minas Gerais, levantando sua voz, ecoe a mensagem do diálogo, do sentimento nacional e do bem-estar social para os brasileiro", declarou o deputado.

O presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes, afirmou que é uma grande honra para o Legislativo mineiro comemorar os 60 anos da Associação. “Desde seu início, a Amagis vem cumprindo com eficiência o propósito de defender as prerrogativas dos magistrados, conquistando melhores condições de vida e de trabalho aos juízes e desembargadores e zelando pela autonomia e pelo aprimoramento do Poder Judiciário”. Adalclever Lopes destacou ainda a cooperação existente em Minas Gerais entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “Essa relação se dá de maneira harmônica e independente, tal qual determina a Carta Magna. Nesse sentido, a cooperação entre os Três Poderes é não menos que notável, e esse entendimento é essencial para a democracia”, disse o presidente.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Bitencourt, ressaltou a importância da homenagem prestada à Amagis pela Assembleia, por esta ser a ‘casa do povo’. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho de lutas e conquistas para a magistratura, para os magistrados e para o jurisdicionado. A Amagis presta uma relevante contribuição à Justiça mineira e à democracia no país”, declarou Bitencourt.

Mesa de honra

Além do presidente da Amagis, compuseram a mesa de honra da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Bitencourt; o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o deputado estadual João Alberto; o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, representando o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel; o procurador-geral de Justiça adjunto, Geraldo Flávio Vasquez, representando o procurador-geral Carlos André Bitencourt; a defensora pública Luciana Leão Lara, representado a defensora pública-geral Christiane Neves Procópio; o vereador Joel Moreira, representando o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Wellington Magalhães; o conselheiro do CNJ e ex-presidente da Amagis, desembargador Carlos Levenhagen; e o ex-presidente da Amagis, desembargador Reynaldo Ximenes, representando a AMB.

60anosalmg3

60annoasalmg4

60anosalmg4

60anosalmg5

60almg6

60anosalmg7

60anosalmg8

60anosalmg17

60anosalmg9

60anosalmg10

60anosalmg1160anosalmg1260anosalmg1360anosalmg1460anosalmg15

60anosalmg1660anosalmg1960anosalmg20