O Cineclube TJ traz ao público o filme Um Estranho no Ninho, do diretor Milos Forman. A película será exibida no dia 26, quinta-feira, às 19h, no auditório do anexo 2 da Unidade Goiás (rua Goiás, 253). Confira, abaixo, a resenha do filme escrita pelo advogado José Rubens Costa.

Escrito em 1962 por Ken Kesey, e transposto para o cinema pelo diretor Milos Forman, em 1975, o filme representa as tensões, o controle social e os ideais dos anos 60.

A temática, desenrolada por meio de “loucos” e da “loucura”, pode manter uma relação, embora paradoxal, com Le Roi de Coeur (Esse Mundo é dos Loucos), do diretor Philipe de Broca.

No universo da loucura, os “manicômios de antanho”, desenvolve-se a “loucura” do personagem ou do protagonista, que levou Jack Nicholson ao Oscar de melhor ator e à perene identificação dele com o protagonista; e o filme, a quatro outras premiações.

A trama se desenvolve com os temas da repressão institucional à individualidade e à rebelião contra o conformismo, enquanto acontecia a guerra fria. A crítica de Kesey, no entanto, se opõe às instituições americanas, modelo do mundo ocidental.


Fonte: TJMG