O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, foi eleito, por unanimidade, na tarde desta segunda-feira, 23, durante Assembleia Extraordinária, na sede do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em Brasília, presidente do Colégio Permanente dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, para o biênio de 2016/2018.

eleicaocolegiodepres

A eleição do desembargador Pedro Bitencourt é uma demonstração de reconhecimento de sua liderança e da moderna gestão instituída por ele no TJMG, por meio de modelo de administração transparente e participativa. Pedro Carlos Bitencourt Marcondes irá substituir o atual presidente e desembargador Milton Nobre (ex-presidente do TJ do Pará).

colegiopresidentes

Ao manifestar seu apoio à sua eleição, o presidente do TJ de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, destacou que o desembargador Pedro Bitencourt “representa a Nova Magistratura, tal como ela deve ser reconhecida pela República: lúcida, culta, coerente, dinâmica, diplomática e consciente de seu papel do sistema Justiça na consolidação da Democracia Participativa prometida pelo constituinte de 1988”.

Além da eleição, foram aprovadas no evento as contas e o balanço referente ao exercício deste ano. O colegiado nasceu em outubro de 1992, em Minas Gerais, quando o desembargador Odyr Porto, então presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, propôs a criação do Colégio Permanente dos Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. O primeiro presidente do colegiado foi outro mineiro, o desembargador José Fernandes Filho, ex-presidente do TJMG.

Leia aqui, na íntegra, a carta do presidente do TJSP