Começa nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 18h, um seminário como objetivo de formar voluntários e discutir a implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na Comarca de Coromandel. O evento acontece até 6 de setembro, na Casa da Cultura de Coromandel– Rua Rio Branco, 1000, Centro. Durante a reunião, serão abordados aspectos jurídicos e sociais relativos aos princípios gerais do método apaquiano.

Atualmente, existem 36 Apacs em Minas Gerais, distribuídas em Governador Valadares, Sete Lagoas, Itaúna, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, Santa Luzia, entre outras comarcas.

A Apac é uma entidade civil dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Possui uma metodologia que visa à valorização humana, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. O objetivo é promover a humanização do sistema prisional, diminuindo a reincidência criminal e propiciando a proteção da sociedade.

Novos Rumos

O trabalho de implantação e de acompanhamento das Apacs em Minas é feito pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do programa Novos Rumos, que é considerado uma referência nacional em ações em favor da humanização da pena.

Fonte: TJMG