“O Tribunal de Justiça inaugura hoje mais que um novo espaço, inaugura um local onde iremos colocar fim aos conflitos, de forma rápida e efetiva.” Essas palavras foram ditas pelo juiz Marcos Alberto Ferreira, diretor do foro de Contagem, em 1º de setembro, durante a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) da comarca.

cejus

Foto: Rodrigo Vilaça


O diretor do foro disse que o momento representava o início de uma nova era para a Justiça em Contagem. Para ele, a iniciativa irá trazer enormes benefícios para a prestação jurisdicional da comarca, que possui uma enorme população e consequentemente uma grande demanda processual.


De acordo com o coordenador do Cejus de Contagem, desembargador Paulo Mendes Álvares, os centros judiciários tratam de forma adequada os problemas jurídicos e os conflitos de interesse que ocorrem em larga escala na sociedade. Eles servem como instrumento de pacificação social, uma vez que buscam, em seu viés pré-processual, a solução do conflito mesmo antes de a demanda ser instalada ou empregam a mediação e a conciliação para por fim à controvérsia de forma satisfatória para ambas as partes.


Na oportunidade, o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Wander Marotta, ressaltou a importância da conciliação em um país onde existem 100 milhões de processos em tramitação, com uma taxa de congestionamento de 70%. Segundo o magistrado, os centros judiciários de solução de conflitos, que até o final do ano terão 40 unidades instaladas em Minas Gerais, representam uma forma simples, rápida e barata de se fazer justiça.


Presenças


Compuseram também a mesa de honra do evento o desembargador do TJMG José do Carmo Veiga de Oliveira, o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJ, Carlos Donizetti Ferreira da Silva, e o professor Odil de Lara Pinto, diretor de graduação da PUC-Minas, instituição parceira do Cejus de Contagem. Estavam presentes ainda na solenidade juízes e servidores da comarca, entre outras autoridades.


O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Contagem funciona no Fórum Fazendário da comarca – Rua Manoel Alves, 174.

Fonte: TJMG