MagisCultura 14A Amagis participará, pelo segundo ano consecutivo, do projeto Livro de Graça na Praça, que será realizado no próximo dia 13 de setembro (domingo), a partir das 9h, na Praça Duque de Caixas, no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Durante o evento, a Associação distribuirá exemplares da 14ª edição da Revista MagisCultura Mineira, a publicação de arte e cultura dos magistrados mineiros, e todos estão convidados para participar e aproveitar a manhã de domingo na praça.

Nesta edição da revista, o convidado especial é o escritor Luiz Vilela. Veja abaixo o índice dos trabalhos que integram a 14ª edição da MagisCultura:

História
A Themis Negra no Quilombo
do Rei Ambrósio - José Afrânio Vilela

Ficção
Um poema para Bárbara - Mônica Sifuentes

Ensaio
Tomás Antônio Gonzaga: poeta, inconfidente e magistrado - Rogério Medeiros Garcia de Lima

Convidado Especial
Luiz Vilela, o mestre do diálogo - Manoel Marcos Guimarães
Você verá -
Luiz Vilela

Poesia
Liberdade da feira - Renato César Jardim

Senectude - José Amâncio de Sousa Filho

Anjo Satã - Bruno Terra Dias

O milagre - Lewellyn Davies A. Medina

Eu e ela, na praia, olhando o mar e Imortalidade - João Quintino Silva

Liberdade perdida - Walter Luiz de Melo

Artigo
Adeus, Fernando Brant - Aldina Soares

Literatura
Stefan Zweig, o austríaco que adotou o Brasil ao fugir do nazismo - Gutemberg da Mota e Silva

Meio Ambiente
Augusto Ruschi - O centenário do pioneiro da ecologia brasileira - Luiz Carlos Biasutti


Luiz Vilela

Considerado um mestre na arte do diálogo, Luiz Vilela nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais, em dezembro de 1942. Formou-se em Filosofia em Belo Horizonte, atuou como jornalista em São Paulo, cobrindo a área de cultura para o Jornal da Tarde e viveu algum tempo nos Estados Unidos e na Espanha, antes de voltar a Ituiutaba, onde mora atualmente.

Estreou na literatura aos 24 anos, com o livro Tremor de Terra (1967), pelo qual recebeu o Prêmio Nacional de Ficção. Em, 1973, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de contos com O fim de tudo. Ao todo sua obra engloba 24 títulos, entre contos, novelas e romances, com destaque para os cultuados Os novos (1971) e O inferno é aqui (1979).

Seus contos já foram traduzidos para várias línguas e figuram em inúmeras antologias nacionais e estrangeiras. Alguns foram adaptados para o cinema e para a tv. O curta-metragem Françoise, baseado no seu conto homônimo, dirigido por Rafael Conde, deu a Débora Falabella o prêmio de melhor atriz na categoria curtas do Festival de Cinema de Gramado de 2000.


Livro de Graça na Praça


O Livro de Graça na Praça é um evento literário com lançamento de concurso para seleção dos autores, edição e publicação de obra original para cada cidade contemplada e distribuição gratuita dos livros em praça pública, com a presença da população local e dos autores.

A cada segundo domingo de setembro, uma praça de Belo Horizonte abriga o projeto que tem por finalidade democratizar e difundir o hábito da leitura, possibilitar a interação entre autor e leitor e promover a inclusão cultural.

Neste ano, serão distribuídos exemplares do livro de contos e versos "Ditados, Provérbios e Ditos Populares", do livro infantil "Ler é Brincar" e do cordel "Debate entre o cearense e o mineiro".

O projeto é realizado pela Associação Laboriosa dos Escritores e Produtores do Livro de Graça na Praça (Alegra), com apoio cultural e institucional da Amagis, AMMP, Academia de Letras do Ministério Público, Sesc, Sicoob Jus-MP, Academia Mineira de Letras, Borrachalioteca, IdeiaFixa e Max Savassi Apart Hotel.