Nos dias 11 e 12 de setembro, a Escola Judiciária do TRE-MG promove o Ciclo Regional de Debatesem Montes Claros. Na programação, palestras do ministro do TSE Henrique Neves, do procurador regional eleitoral de Minas Gerais, Patrick Salgado, do coordenador de Logística do TSE, Rafael Azevedo, e do titular da Secretaria Judiciária do TRE-MG, Diogo Cruvinel. Todas as palestras são no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (Avenida Dr. Sidney Chaves, 447, Bairro Edgar Pereira), a partir das 14h da sexta-feira (11 de setembro). As inscrições para assistir às palestras são gratuitas e podem ser feitas pelo site do TRE-MG até o dia 10 de setembro.

A primeira palestra da programação é do ministro do TSE Henrique Neves, que vai falar sobre os desafios para as Eleições 2016. Depois, o procurador regional eleitoral Patrick Salgado fará palestra sobre as principais irregularidades no pleito eleitoral. Em seguida, o assunto é a segurança da urna eletrônica, que será explanado pelo coordenador de Logística do TSE, Rafael Azevedo. Os impactos da reforma políticanas eleições municipais serão o assunto da quarta palestra do dia, feita pelo titular da Secretaria Judiciária do TRE-MG, Diogo Cruvinel. Para encerrar a programação da sexta-feira, o contador de estórias Roberto Freitas faz a palestra Para que as nossas histórias também tenham finais felizes.

O evento continua no dia 12 de setembro (sábado), mas com programação de oficinas restrita a juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral da região de Montes Claros. Apenas as palestras da sexta-feira (11) são abertas a todo o público interessado.

O objetivo do Ciclo Regional de Debates é promover o debate sobre temas atuais relacionados aos desafios e às perspectivas da Justiça Eleitoral no século XXI e possibilitar a troca de experiências e conhecimentos entre juízes, promotores e servidores do TRE-MG em cada região do Estado, por meio de oficinas de temas relacionados ao cotidiano da Justiça Eleitoral. O evento é iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais em parceria com o Foro Eleitoral de Montes Claros, a Prefeitura Municipal de Montes Claros, a Câmara dos Dirigentes Lojistas e a Faculdade de Saúde Ibituruna e a Associação Mineira de Municípios.

A primeira edição do evento foi em Belo Horizonte, no dia 19 de março, com palestra do ministro do TSE João Otávio de Noronha, aberta ao público. Já Uberlândia sediou a segunda edição, em 22 de maio, com exposições do ex-presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto, e da vice-presidente do STF Cármen Lúcia. A terceira edição foi em Poços de Caldas, no dia 21 de agosto, com palestras da ministra Luciana Lóssio e do juiz Nicolau Lupianhes Neto, da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE), ambos do Tribunal Superior Eleitoral, e do juiz Paulo de Tarso Tamburini Souza, secretário geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Fonte: TRE-MG