O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou que a partir da próxima segunda-feira (31) o sistema judicial passará a ser eletrônico nas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Cíveis, 1ª e 2ª Varas de Família e Sucessões e Vara da Fazenda Pública e Autarquias da comarca de Divinópolis.

Segundo o órgão, o sistema será implantado até o primeiro semestre de 2016 em todas as comarcas. Ele reproduz o procedimento judicial no meio virtual, substituindo o registro de papel. Para o juiz da 2ª Vara Cível da comarca de Divinópolis, Fernando Fulgêncio Felicíssimo, além de revolucionar o Judiciário mineiro, ele proporcionará aos magistrados e servidores melhores condições de trabalho.

Sistema
Para acessar o sistema, o usuário deve ter o certificado digital, que é uma assinatura virtual e serve para comprovar a identidade das pessoas e das empresas que o utilizam. O Tribunal de Justiça ainda disponibiliza um sistema de demonstração com dados fictícios para que os usuários possam conhecer e experimentar as possibilidades e as diversas ferramentas do sistema. Os interessados também podem acessar vários perfis.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800-600-9011. O horário de atendimento da central é das 7 às 19h, em todos os dias úteis.

Processo eletrônico
No TJMG, o processo eletrônico foi implantado em setembro de 2012 e tem sido estendido gradativamente para a Justiça Comum de Primeira Instância, conforme cronograma definido pela Presidência.

Fonte: G1