O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participa do 21º Seminário Internacional de Ciências Criminais, realizado entre os dias 25 e 28 desta semana, em São Paulo, pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Todos os anos o evento reúne cerca de mil participantes do Brasil e do exterior, com o objetivo de difundir conhecimentos interdisciplinares em matéria criminal, proporcionando discussão de temas relevantes para um público composto por advogados, defensores públicos, promotores de justiça, magistrados, delegados de polícia, sociólogos, psicólogos, assistentes sociais, estudantes e demais profissionais do Direito e áreas correlatas.

Seminário 1


Os quatro dias de evento concentram debates de variados e atuais temas das Ciências Criminais com renomados penalistas e criminólogos nacionais e estrangeiros, além de audiência pública e a premiação do tradicional concurso anual de monografias promovido pelo IBCCRIM.

Entre os palestrantes internacionais desta edição estão Vittorio Manes, professor do Departamento de Sociologia da Università di Bologna, na Itália; Sebastian Scheerer, diretor do Instituto de Criminologia da Universidade de Hamburgo, na Alemanha; e Carl Hart, professor de psicologia e psiquiatria da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

A programação conta com a realização de duas audiências públicas. Uma para debater a proposta de redução da maioridade penal e outra sobre a Comissão da Verdade, além de painéis sobre "A aplicação consensual da pena" e "Prova e processo penal: desafios e expectativas no século XXI", entre outros. Veja aqui a programação completa.

Seminário 2