O Tribunal de Justiça de Minas Gerais recebeu a visita da presidente da Suprema Corte da Finlândia, Pauliine Koskelo, na manhã desta segunda-feira, 3 de agosto. O presidente, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, mostrou-lhe os salões do Palácio da Justiça, onde acontecem as sessões de julgamento, e explicou um pouco do funcionamento da Justiça mineira.

visita

Foto: Renata Caldeira/TJMG

Pauliine Koskelo também conheceu o Museu da Memória do Judiciário Mineiro, que funciona no Palácio, e assistiu a um vídeo sobre os projetos sociais desenvolvidos pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal. Em seguida ela assistiu a uma apresentação da Orquestra Jovem do Tribunal, um dos projetos sociais desenvolvidos pela Coinj.

O desembargador Wagner Wilson, superintendente da Coinj, explicou para Pauliine Koskelo que o projeto tem como objetivo principal formar cidadãos, mas tem conseguido também formar músicos. A orquestra é composta por crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento. Entre os integrantes há também jovens da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) e de comunidades carentes de Belo Horizonte.

visita 2

Foto: Renata Caldeira/TJMG

Pauliine Koskelo agradeceu a recepção e disse estar impressionada com o trabalho desenvolvido pelo Tribunal mineiro. Em seguida ela se dirigiu diretamente aos integrantes da orquestra, parabenizando-os pela apresentação. “A música é um grande dom. Fazer música é um dom muito especial, requer talento e determinação, mas quando você consegue combinar esses dois, você recebe muito. É uma grande inspiração para mim, espero que isso aconteça com vocês,eu posso ouvir que isso já aconteceu com vocês. Vocês tocaram extremamente bem”, disse, desejando sucesso aos jovens.

Acompanharam o presidente na recepção à chefe do Poder Judiciário da Finlândia os vice-presidentes, desembargadores Fernando Caldeira Brant, Kildare Carvalho e Wander Marotta; o corregedor-geral de justiça, desembargador Antônio Sérvulo;o vice-corregedor, desembargador Marcílio Eustáquio; o desembargador Wagner Wilson, superintendente da Coinj; a desembargadora Mônica Libânio e a juíza auxiliar da Presidência Lisandre Figueira.

Fonte: TJMG