A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), realizou nesta segunda-feira, 3, no auditório do anexo I do TJMG, a aula inaugural do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Judiciária. O curso, oferecido na modalidade a distância, é uma iniciativa do Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS), em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face) da UnB.

ejef1

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, destacou que a busca de soluções inovadoras passou a ser uma das metas do Poder Judiciário. Segundo ele, o curso “vai permitir aos magistrados e servidores desenvolver suas habilidades e alargar o conhecimento para trazer valiosos benefícios à sociedade”.

ejef2

O diretor do CPGIS, Alexandre Maduro de Abreu, afirmou que a universidade fará todo o esforço possível para superar as expectativas e reforçou que as aulas servirão para aprimorar o estudo da gestão das instituições públicas e privadas do país.

ejef 3

Coordenadora pedagógica do curso, a professora da UnB Maria Célia Orlato Sélem fez uma breve apresentação da estrutura e do formato das disciplinas e apresentou a plataforma virtual Moodle, por meio da qual os alunos terão acesso ao conteúdo e farão suas atividades. Sélem afirmou que a participação sistemática na plataforma é pré-requisito para aprovação e pediu aos participantes pontualidade na entrega das atividades.

ejef4

Na aula inaugural, também estiveram presentes o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, e o coordenador pedagógico da Ejef e ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho.

Estrutura

O curso, que terá carga horária total de 360 horas/aula, vai abordar dez disciplinas obrigatórias, acrescidas do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Entre as disciplinas obrigatórias estão Poder Judiciário e Sociedade, Gestão Estratégica em Organizações Judiciárias, Gestão de Logística e Gestão de Pessoas.

Além da equipe de coordenação e do corpo técnico-administrativo, o curso conta com dez professores conteudistas, além de seis professores tutores (entre mestres, doutores e doutorandos) para cada disciplina ministrada. O tutor responsável irá acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, instruindo, tirando dúvidas e corrigindo atividades.

ejef5


O curso prevê também um encontro avaliativo e uma solenidade de encerramento, que será realizada no dia 24 de junho de 2016, em Belo Horizonte.


Ao todo, foram disponibilizadas 200 vagas, sendo que 70% delas destinaram-se, prioritariamente, à Justiça de primeira instância - juízes e servidores. As outras vagas foram destinadas à segunda instância - desembargadores e servidores. De acordo com o desembargador Kildare Carvalho, as inscrições se esgotaram rapidamente e superaram bastante o número de vagas.


A organização informou ainda que o prazo para o envio da documentação dos inscritos foi estendido até o dia 7 de agosto. Os documentos devem ser enviados para o Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade da UnB – Prédio da FACE – Campus Darcy Ribeiro – Asa Norte – Brasília – CEP 70910-900.