O desembargador Moacyr Lobato, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), tomou posse, na tarde desta sexta-feira, 31, como ouvidor do TJMG. O vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz Maurício Torres Soares, representou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, durante solenidade realizada no gabinete da presidência do Tribunal.

novo ouvidor

O desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho foi eleito ouvidor do TJMG, durante sessão do Órgão Especial do TJMG, do dia 8 de julho, e substitui o desembargador Jaubert Carneiro.

Trajetória

O magistrado é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG e mestre em Direito pela mesma universidade. Foi procurador do Estado de Minas Gerais, secretário de Estado de Defesa Social, no período de fevereiro a dezembro de 2010. É professor em diversas instituições acadêmicas.

Leia abaixo trechos da entrevista com o novo ouvidor do TJMG, para o jornal DECISÃO da Amagis.

De que forma, a Ouvidoria pode contribuir com o aperfeiçoamento do Judiciário?

A Ouvidoria tem caráter informativo, educativo, propositivo e de orientação social. A aproximação da sociedade com o Judiciário coincide, exatamente, com a razão maior de criação da própria Ouvidoria, porquanto será ela o canal de interlocução entre ambos. Em síntese: a Ouvidoria recebe as críticas, sugestões, reclamações e elogios encaminhados pelo cidadão e canaliza as demandas aos órgãos competentes, priorizando a agilidade na resposta ao demandante.

Quais as expectativas e desafios o senhor tem à frente da Ouvidoria do Tribunal?

Naturalmente, os desafios são muitos. Consolidar a Ouvidoria, expandindo sua vocação de interlocução com a sociedade consiste, sem dúvida, o maior deles. Há um enorme desejo de bem servir ao Poder Judiciário do meu Estado, traduzido na expectativa de contribuir para que o Tribunal de Justiça seja, cada vez mais, destinatário da confiança e do respeito de toda a população de Minas Gerais.