A presidente em exercício da Amagis, juíza Luzia Peixôto, participou na noite desta quinta-feira, 30, da abertura do XL Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), evento que tem o apoio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em Ouro Preto, na Região Central do Estado.

copedem

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Carvalho, falou da satisfação de sediar esse encontro que reúne gestores e grandes lideranças das escolas, buscando, além da troca de experiências, o aprimoramento por meio de um profundo debate no papel das escolas, suas diretrizes e planejamento na formação de magistrados, objetivando sempre um país melhor e mais justo.

O vice-presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, falou das novas diretrizes das escolas, que devem estar atentas às mudanças da sociedade, buscando uma formação mais ampla dos magistrados, trabalhando também com pesquisa científica para conhecer as falhas da jurisdição no intuito de saná-las e atingir a pacificação social.

copedem2

Durante a abertura do encontro, tomou posse a nova diretoria do Copedem, reeleita para o biênio 2015-2017. A nova diretoria é formada pelos desembargadores Antonio Rulli e Marco Villas Boas, presidente e vice-presidente, respectivamente.

Os desembargadores Kildare Gonçalves e Nelson Missias, vice-presidente da AMB, foram homenageados pelo Copedem com a Medalha Ministro Domigos Franciulli Neto, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao aprimoramento do ensino jurídico e da melhoria da prestação jurisdicional.

copedem3

O professor Luiz Roberto Cury, conselheiro do Conselho Nacional da Educação (CNE), realizou a palestra de abertura do encontro, abordando o tema “Formação do Corpo Docente das Escolas”. O palestrante destacou a importância do ordenamento dessas escolas estaduais, que representam um espaço estratégico tanto na formação quanto na capacitação dos docentes e pesquisadores.

copedem4

O Conselheiro do CNE disse ainda que as escolas têm a capacidade de trazer os desafios contemporâneos e a conjuntura social para o debate e a formação dos magistrados, buscando além de capacitar magistrados, refletir na necessidade do ensino continuado do profissional do Direito.

copedem5

Participaram da solenidade de abertura do curso, o presidente e o vice-presidente do Copedem, desembargadores Antonio Rulli e Marco Villas Boas, o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Kildare Carvalho, o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Wander Marotta, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo, o vice-corregedor do TJMG, desembargador Marcílio Eustáquio, a presidente em exercício da Amagis, juíza Luzia Peixôto, o juiz auxiliar da presidência do STJ, Paulo de Tarso Tamburini, o vice-presidente da AMB, desembargador Nelson Missias, o vice-diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcelo Piragibe, e a diretora do Foro da comarca de Ouro Preto, juíza Elaine de Campos Freita, entre outros magistrados e autoridades.

copedem6

O encontro, que acontece até sábado, dia 1º de agosto, contará com palestras de diversos magistrados do país, entre eles o desembargador José Fernandes Filho e o juiz Marcelo Piragibe. Serão abordados diversos temas como “Audiência de Custódia”, “Experiências e perspectivas da Ejef na formação permanente de magistrados”, “Curso de Formação Inicial para magistrados e servidores”, “Teoria e gestão do conhecimento na formação dos juízes”, entre outros.

Copedem

O Copedem nasceu do intuito de diversos diretores de Escolas Estaduais, reunidos na cidade do Rio de Janeiro, em 22 de julho de 2005, para promover a união das Escolas Estaduais de Formação de Magistrados, buscando permitir a promoção de reuniões na defesa de princípios, prerrogativas, independência e funções institucionais de todas as Escolas Estaduais voltadas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados, no âmbito da Magistratura estadual e promover a integração das Escolas Estaduais da Magistratura. Além disso, o Colégio busca uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas no estudo do Direito, visando ao crescimento intelectual do Magistrado.

O Copedem já promoveu diversos Encontros em diferentes estados da federação, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Amapá e no Distrito Federal, para debater assuntos de interesse das escolas estaduais, com a participação de diretores dessas escolas e de representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Escola Nacional da Magistratura, órgão da Associação dos Magistrados Brasileiros.