As inscrições para a quarta edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos estarão abertas a partir do dia 10 de agosto. Este ano, os interessados podem se inscrever em três categorias: Práticas Humanísticas, Trabalhos Acadêmicos e Reportagens Jornalísticas. Nesta terça-feira (28), representantes da AMB e da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) divulgaram a premiação em Brasília.

Eles estiveram com a chefia de gabinete do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para convidá-lo a participar da cerimônia de premiação, marcada para 16 de novembro no Rio de Janeiro. Depois, o presidente da AMB, João Ricardo Costa, acompanhou a comitiva para entregar o convite ao ministro Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas.

amb

Foto: AMB

“É um evento muito representativo para a magistratura nacional. Esse prêmio serviu para potencializar o estímulo às práticas voltadas à defesa dos Direitos Humanos. Ele hoje é referência não só para a magistratura, mas também para a sociedade brasileira”, disse Costa durante o encontro.

O prêmio vai distribuir este ano mais de R$ 90 mil aos vencedores. A novidade é a inclusão de reportagens jornalísticas entre as categorias. A Amaerj fará uma cerimônia no dia 10 de agosto para marcar o lançamento do prêmio que homenageia a memória da juíza Patrícia Acioli, executada a tiros por policiais militares do Rio em agosto de 2011.

A diretora de Direitos Humanos da Amaerj, Denise Apollinária, diz que o objetivo é manter vivos a memória e o trabalho da juíza que teve a voz silenciada pelo crime organizado. “Além disso, queremos fomentar as boas práticas em torno dos direitos humanos. É importante que os juízes participem”, afirmou.

O vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Ricardo Barreto, também destacou a importância do prêmio. “Em tempos de pensamentos reacionários e direitos ameaçados, defender direitos humanos é lutar por uma bandeira relevante”, destacou.

4ª Edição do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Tema: “Construindo Cidadania”

Lançamento: 10 de agosto

Fim das inscrições: 29 de outubro

Cerimônia de premiação: 16 de novembro

Mais informações: www.amaerj.org.br

Fonte: AMB