A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou na noite desta terça-feira, 7, o Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil. Estiveram presentes no Salão Nobre da Casa autoridades e representantes da comunidade acadêmica e da área cultural.

Por meio da iniciativa, a ALMG vai lançar e republicar livros que contribuam para a compreensão do desenvolvimento político e social de Minas Gerais e do País. O objetivo é valorizar as riquezas culturais e históricas do Estado com a criação de um acervo literário que possa ser acessado por cidadãos de todas as idades.

O ex-presidente da Amagis, juiz Bruno Terra Dias, representou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro, na solenidade. Segundo Dias, existe uma relevância completa nesse tipo de iniciativa para o resgate da cultura de um país. “Temos exemplos das grandes nações. Todas elas valorizam seu passado, seus grandes momentos. Somente assim se fazem verdadeiros cidadãos. A falta de culto a esses projetos leva a uma população não apenas desconhecedora de si mesma, mas sem ambição de se tornar também expressão no cenário mundial”, afirmou.

Na ocasião, foi lançada a nova edição do livro "História da Revolução Liberal de 1842", de autoria do cônego Marinho, originalmente publicado em 1844 com o título "História do movimento político que no ano de 1842 teve lugar na província de Minas Gerais". Esse é o 1º volume da Coleção Minas de História e Cultura, que integra o programa. A publicação será disponibilizada também em formato eletrônico, no portal da Assembleia na internet.