O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 3, o novo prédio do Fórum da Comarca de Ubá, na Zona da Mata. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participou da cerimônia, realizada no novo edifício.

forum uba

Construídas com recursos do Tribunal, as novas instalações custaram R$ 16,4 milhões e buscam garantir mais conforto e segurança para toda a comunidade jurídica. A construção durou cerca de três anos e foi fiscalizada pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial do TJMG.

O prédio possui uma área de 6.294 metros quadrados, com elevador e rampas para idosos e portadores de necessidades especiais, bem como estacionamento com vaga exclusiva para esses usuários. O local é dotado também de instalações elétricas modernas e novo sistema com tecnologia de voz e dados que possibilita a informatização plena da comarca. Contempla ainda espaço físico capaz de abrigar uma nova vara.

placa uba

A Comarca de Ubá, de entrância especial, abrange também os municípios de Divinésia, Guidoval, Rodeiro e Tocantins. Atualmente, funcionam na comarca quatro varas: Vara Criminal e da Infância e Juventude; Vara de Família, Sucessões e Ausência e Cartas Precatórias Cíveis e Criminais; e 1ª e 2ª Varas Cíveis.

De acordo com dados do TJMG, 9.650 processos foram distribuídos na comarca em 2014, sendo a média mensal de 805 novas ações. No mesmo período, foram encerrados quase 11 mil processos e realizadas próximo de cinco mil audiências. O acervo naquela data era de 27.965 processos. Somam-se a esses números os processos do Juizado Especial Cível e Criminal, foram distribuídos, em 2014, em torno de 3,5 mil processos e pouco mais de quatro mil foram encerrados. O acervo, no final de 2014, era de 2.423.

O Fórum Desembargador Câncio Prazeres está localizado na avenida Senador Levindo Coelho, 735, no bairro Antônio Maranhão, na cidade de Ubá.

Além do presidente da Amagis, participaram da cerimônia o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, o 3º vice-presidente do Tribunal, desembargador Wander Marotta, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo, e a diretora do foro da Comarca de Ubá, juíza Vilma Lúcia Gonçalves Carneiro, entre outras autoridades.