Por iniciativa da juíza Mônica Barbosa dos Santos, diretora do foro de Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira, a cadeia pública da comarca está passando por reformas. A primeira etapa das obras foi concluída no primeiro semestre deste ano, com pintura das celas, troca de piso, reformulação das salas, cozinha, banheiro, telhado, restauração da fachada e instalação elétrica. Diversas autoridades compareceram à solenidade de inauguração da reforma, que foi realizada em março deste ano, entre elas o prefeito de Matias Barbosa, Joaquim de Assis Nascimento, e os os prefeitos de Belmiro Braga, Sérgio Bonfante, de Santana do Deserto, Valdecir Santos, e de Simão Pereira, Kelsen de Oliveira Valle, cidades que integram a Comarca.

O prédio da cadeia pertence ao município de Matias Barbosa e tem sua fachada tombada. Para a implementação do projeto de reforma, a juíza Mônica Barbosa contou com apoio das prefeituras das cidades que integram a Comarca, que doaram materiais e disponibilizaram mão de obra. Grande parte do custo foi levantada pela Caixa de Assistência aos Advogados, além dos recursos das penas pecuniárias, obtidas em transações penais na comarca, de acordo com recomendação veiculada pelo Ofício Circular Conjunto 1/PR/CGJ/2015, antes mesmo de sua expedição em 26/05/2015.

Antes do início das obras, o Conselho da Comunidade local arrecadou recursos por meio do recolhimento das penas pecuniárias aplicadas. A cadeia recebe presos provisórios e definitivos. Antes da reforma, o prédio estava em condições precárias, com risco de incêndio pela rede elétrica antiga e exposta às infiltrações. No primeiro semestre deste ano, teve início a segunda etapa das obras, que vai reformar a Casa do Albergado de Matias Barbosa. A previsão para conclusão é agosto de 2015.

matias1

Prédio da Cadeia Pública de Matias Barbosa, antes das reformas.

Cadeia

Prédio da Cadeia Pública depois das reformas.