População prisional

A população prisional no Brasil cresceu 74% entre 2005 e 2012. Em 2005, o número absoluto de presos no país era 296.919. Sete anos depois, passou para 515.482 presos. A população prisional masculina cresceu 70%, enquanto a população feminina cresceu 146% no mesmo período. Em 2012, aproximadamente um terço da população prisional brasileira estava encarcerada em São Paulo. Os dados estão no estudo Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil, divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O levantamento foi feito pela pesquisadora Jacqueline Sinhoretto com base nos dados Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça. Segundo o estudo, o crescimento foi impulsionado pela prisão de jovens, negros e mulheres. O relatório aponta que 13 estados tiveram crescimento acima da marca nacional. Em Minas Gerais Minas, segundo estado em população encarcerada, com 45.540 presos em 2012, houve crescimento de 624% no número de presos. Segundo o relatório, isso deve a programas que visam a repressão qualificada aos crimes contra a vida e a presídios privatizados instalados no estado. Já o Rio Grande do Sul apresentou o menor percentual de crescimento da população prisional do país (29%). (Agência Brasil)

UFU

A Policia Federal deflagrou nesta terça-feira (2) a operação “Boletim”, em Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro. O objetivo da ação é desarticular um grupo criminoso que “invadia” os sistemas de informática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para alterar as notas dos alunos. A PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva, nas cidades de Uberaba e Uberlândia. As investigações duraram cerca de dois meses, e foi possível comprovar que dezenas de notas de sete alunos dos cursos de engenharia elétrica, ciência da computação, direito e educação física foram alteradas nos últimos 12 meses. Durante os interrogatórios, os investigados confessaram a fraude, relatando que um deles, um aluno do curso de ciência da computação, havia descoberto uma fragilidade do sistema e passou a alterar as notas para si e para os amigos, sem nada receber em troca. Todos foram ouvidos e liberados e responderão por formação de quadrilha e invasão de sistemas de informática, cuja pena pode chegar a quatro anos. Um processo na universidade também será aberto, e os alunos poderão ser expulsos da instituição. (Hoje em Dia)

Bufê

Mais um renomado bufê de Belo Horizonte fechou as portas deixando de honrar pelo menos dez contratos. Nas redes sociais, a clientela do Buffet Cléo Perrella, com sede no Bairro Caiçara, a maioria composta por noivas, criou um grupo para compartilhar os calotes. Os clientes que têm casamentos e festas pagas se surpreenderam nos últimos dias com o bufê fechado e sem funcionários para prestar esclarecimentos. O site foi retirado do ar e a página da empresa no Facebook é alvo de denúncias e reclamações. Há cerca de um mês, o Estado de Minas entrou em contato com a proprietária do bufê, Cléo Perrela, que admitiu passar por um período de dificuldades, mas afirmou que honraria com todos os contratos já firmados. Na manhã desta quarta-feira, a reportagem tentou novo contato por telefone, mas ninguém atendeu as ligações. Em maio do ano passado, centenas de clientes do bufê Tereza Cavalcanti, também na capital, foram surpreendidos com a empresa fechada às vésperas de casamentos e festas. Pelo menos 400 pessoas foram prejudicadas pelo grupo, que inclui ainda as empresas Buffet Maria Fernanda e Galaxy Eventos. Um ano depois, as vítimas, em sua maioria noivos, debutantes e formandos à época da falência, ainda não receberam o valor investido de volta ou foram indenizadas. No site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) há mais de 250 processos envolvendo o nome do grupo. (Estado de Minas)

Boate Kiss

Após mais de dois anos da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, começou ontem (2) o primeiro julgamento dos acusados de responsabilidade no incêndio que matou 242 pessoas em janeiro de 2013. O julgamento desta terça-feira envolve o processo que tramita na Justiça Militar e apura as ações de oito integrantes do Corpo de Bombeiros na emissão do alvará de funcionamento da boate. Nesse processo, os bombeiros não respondem pelo incêndio ou pelas mortes. Hoje foram ouvidos a promotoria e três réus acusados de falsificar documentos que permitiram a emissão do alvará de funcionamento da Boate Kiss, em 2009: o tenente-coronel Moisés Fuchs, comandante regional dos Bombeiros na época, o tenente-coronel Daniel da Silva Adriano e o capitão Alex da Rocha Camilo, que era chefe da seção de prevenção de incêndio. Hoje (3), serão ouvidos os sargentos Renan Severo Berleze e Sergio Oliveira de Andrade e os soldados Gilson Martins Dias, Marcos Vinicius Lopes Bastile e Vagner Guimarães Coelho, denunciados por não fazer as inspeções na boate de forma correta em 2011. (Agência Brasil)

Alckmin

A Aeronáutica divulgou nota ontem (2) informando que dois controles fundamentais do helicóptero PP-LLS, que caiu no dia 2 de abril, em Carapicuíba, zona oeste da Grande São Paulo, não estavam conectados. O acidente matou cinco pessoas, entre elas Thomas Alckmin, filho mais novo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Controles flexíveis (ball type) e alavancas (bellcranck) – dois componentes fundamentais para o piloto controlar a aeronave em voo – estavam desconectados antes da decolagem”, informou a nota. À Agência Brasil, a assessoria da Aeronáutica explicou que durante um voo padrão os dois controles devem estar conectados. Os destroços mostraram que tanto o ball typequanto o bellcranck não estavam conectados durante a queda, e as investigações mostraram que os componentes se mantiveram dessa forma durante todo o voo. (Agência Brasil)

Produção industrial

A produção industrial nacional recuou 1,2% em abril de 2015, em comparação a março, na série com ajuste sazonal. O ajuste sazonal ocorre quando os técnicos descontam o aumento das vendas de produtos em feriados ou datas comemorativas. Os dados foram divulgados ontem (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constam da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física. Na comparação com igual mês do ano anterior, o total da indústria caiu 7,6% em abril de 2015, décima quarta taxa negativa consecutiva. A produção industrial acumulou nos quatro primeiros meses do ano queda de 6,3%. Já o acumulado nos últimos 12 meses teve o resultado negativo de 4,8%, mais intenso desde dezembro de 2009 (-7,1%) e manteve trajetória descendente iniciada em março de 2014 (2,1%). Ao fechar abril deste ano com retração de 7,6% frente a igual mês do ano passado, a indústria brasileira registra o 14º resultado negativo consecucivo. Segundo o IBGE, a queda tem perfil disseminado de resultados negativos. (Agência Brasil)

BNDES

A avaliação sobre o retorno dos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no exterior ainda depende de cálculos mais elaborados e de novos dados, que ainda não foram divulgados pela instituição, como o custo de captação do dinheiro emprestado. Mas, nas análises preliminares, chamaram a atenção as condições oferecidas a Cuba: juros baixos e prazos longos, garantidos pelo próprio governo do Brasil. "Cuba tem um dos piores riscos de crédito do mundo e recebeu condições extremamente vantajosas", diz o economista Sérgio Lazzarini, professor do Insper que estuda o BNDES há 10 anos. As planilhas divulgadas pelo BNDES mostram que a grande favorecida foi a Odebrecht, por meio da empresa Companhia de Obras e Infraestrutura. As taxas de juros para Cuba variaram entre 4,4% e 7%, fixas ao ano, em dólar, com prazos de 10 a 25 anos - condições para poucos. "A economia de um país precisa ser muito estável e sólida para conseguir 4,4% ao ano, a um prazo de 25 anos. E Cuba não tem isso nem de longe", diz um executivo especializado em emissões no mercado internacional. Hoje, entre os países da região que emitem a 4% com prazo de 30 anos está o vizinho Chile.
Segundo Lazzarini, estudo realizado pela Universidade de Nova York estima que um financiamento para Cuba teria de ter juros oscilando entre 11,5% e 12,5%. "Mas é um valor hipotético, porque Cuba nem consegue fazer uma emissão para que se possa saber de verdade", diz o professor. (Hoje em Dia)

PEC das Domésticas

A presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto que regulamenta o trabalho doméstico com apenas dois vetos que não alteram a essência da proposta aprovada pelo Congresso Nacional. Contrariando todas as expectativas, a presidente manteve a redução de 12% para 8% da contribuição dos patrões para a Previdência. Também manteve o recolhimento 8% para o FGTS mais a alíquota mensal de 3,2%, como antecipação da multa dos 40% devida nas demissões sem justa causa. A carga tributária total passa a ser de 20% sobre o salário, contra 12% atuais. Além disso, virou lei o banco de horas com validade de 12 meses para os empregados domésticos, conforme aprovado no Congresso. A nova legislação, publicada no “Diário Oficial da União” desta terça, dará à categoria acesso a benefícios, como seguro-desemprego, salário família, FGTS obrigatório, multa nas demissões sem justa causa e adicional noturno, dentre outros. (O Tempo)

Pizzolato

O destino do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato poderá ser decidido nesta quarta-feira pelo Tribunal Administrativo Regional (TAR) de Roma. A defesa dele tenta retardar a extradição para o Brasil, onde deverá cumprir pena de 12 anos e 7 meses de prisão pelo seu envolvimento no escândalo do mensalão. O objetivo é garantir que ele cumpra a pena no país europeu. A Corte de Cassação da Itália – instância mais alta do Judiciário do país – já autorizou a devolução do condenado, com a anuência do governo do primeiro-ministro Matteo Renzi. Mas com o recurso apresentado, o TAR suspendeu a extradição. O advogado Alessando Sivelli argumenta no recurso que houve violação do direito de defesa do ex-diretor do BB. Isso porque o ministro da Justiça, Andrea Orlando, decidiu pela extradição de Pizzolato com base em documentos enviados pelo governo brasileiro que não foram apresentados à defesa. Além disso, tal decisão contraria a recente lei aprovada pelo Parlamento italiano, que permite aos cidadãos locais, condenados no Brasil, cumprirem sentença na Itália. A legislação é um acordo judicial entre os dois países, e apesar de não ter sido ratificado no Brasil, é válida no país europeu. Caso o recurso seja aceito, Henrique Pizzolato poderá ser colocado em liberdade e recomeçar na Corte de Apelação de Bolonha o processo de extradição. Ele está preso desde fevereiro na penitenciária de Sant’Anna, em Módena (Norte da Itália). Na semana passada, a embaixada do Brasil em Roma encaminhou pedido aos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça para adiar o prazo para a retirada de Pizzolato do país, que venceria na segunda-feira. (Estado de Minas)

Blatter

O suíço Joseph Blatter, de 79 anos, renunciou ontem (2) à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Desde o último dia 27, quando as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma grande operação internacional contra a corrupção no futebol, a entidade tem sido obrigada a explicar as denúncias de que seus principais dirigentes cobravam propina para negociar contratos de marketing, transmissão de jogos e a escolha dos países-sede da Copa do Mundo. A renúncia foi anunciada há pouco, pelo próprio Blatter, durante entrevista coletiva concedida em Zurique, na Suíça. Uma nova eleição para escolher o sucessor do suíço será agendada. Até lá, Blatter continuará no comando da entidade. Blatter anunciou ainda um programa de reformas significativas na entidade. As mudanças serão conduzidas pelo presidente independente do Comitê de Auditoria da Fifa, Domenico Scala. Blatter tinha sido reeleito presidente da Fifa na última sexta-feira (29), depois que seu adversário na disputa, o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein, 30 anos, desistiu da candidatura sem maiores explicações. Seria o quinto mandato de Blatter à frente da entidade, que ele comanda desde 1998.(Agência Brasil)