Com o objetivo de levar aos alunos de escolas públicas informações sobre o funcionamento do Judiciário e proporcionar a eles uma visão contextualizada, o projeto Justiça vai à Escola está sendo implantado na comarca de Patrocínio. A iniciativa é do juiz Serlon Silva Santos, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude.

O trabalho é desenvolvido em conjunto com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e tem suas raízes no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Justiça vai à Escola consiste na realização de palestras e treinamentos, com uma metodologia criada especificamente para cada escola.

Durante as palestras, os alunos recebem a cartilha do projeto e desenvolvem atividades sobre assuntos relacionados à Justiça, juntamente com professores que auxiliam a turma nos debates.

De acordo com o juiz Serlon Santos, a proposta é levar a Justiça para os diversos segmentos da sociedade, principalmente para a comunidade escolar. “O objetivo é avançar no tratamento do tema e buscar efetividade na aplicação da lei, munindo os profissionais da educação de ferramentas que os auxiliem a lidar com as questões sob enfoque” conta o magistrado.

Fonte: TJMG