O maior mutirão de conciliação do seguro Dpvat já organizado em Minas está sendo realizado nesta semana, com possibilidade de solucionar 3.500 processos. Cerca de 700 audiências diárias foram agendadas, em estrutura especial montada no Fórum Lafayette, possibilitando até 25 audiências de conciliação simultâneas.

Os números do mutirão servem para ilustrar o desafio da equipe para realizar a tarefa: são 60 conciliadores voluntários, 24 servidores da equipe de apoio, 25 boxes de audiência e 7 salas para perícias médicas.

De acordo com a Assessoria de Gestão da Inovação (Agin) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), os maiores mutirões até hoje ocorreram nas comarcas de Belo Horizonte, em 2010, e em Uberlândia, em 2014, e contaram com 2.189 e 2.627 audiências agendadas respectivamente. Na capital, a iniciativa resultou em acordos totalizando R$ 5.546.317,46. Em Uberlândia, o valor atingiu a cifra de R$ 4.740.615,57.

Promovido pela 3ª Vice-Presidência do TJMG, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus), o mutirão busca a conciliação entre vítimas de acidentes de trânsito e empresas seguradoras, utilizando infraestrutura e equipe técnica preparada. Estarão presentes juízes, servidores e conciliadores voluntários, treinados na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), além dos representantes da Seguradora Líder de Consórcios, que é parceira do TJMG, as partes (acidentados ou suas famílias) e seus advogados.

Nos últimos mutirões realizados em Belo Horizonte, cerca de 80% de acordos foram alcançados com sucesso. Segundo a servidora do Cejus, Maria Aparecida Telles Lobo, a conciliação é uma maneira eficaz de resolver processos que poderiam se arrastar por anos. "Nossa expectativa é de que a comunidade compareça, pois esta é uma maneira mais rápida de solucionar problemas", afirma.

Fonte: TJMG