A Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, promoveu em Brasília, nos dias 21 e 22 de maio, o curso de Media Training - Módulo Básico para os magistrados. O curso teve 8h de duração a cada aula e terá sua próxima edição nos dias 11 e 12 de junho.

enm

O treinamento mesclou conteúdos e oficinas práticas de TV, rádio, mídia impressa e redes sociais. Além das aulas, o curso contou com a palestra do jornalista Juliano Basile – que tem larga experiência na cobertura do Judiciário e trabalha no jornal Valor Econômico - sobre a relação entre os jornalistas e os juízes.

A diretora de consultoria e treinamento da Oficina da Palavra, Miriam Moura, disse que, além de os magistrados aprenderem o papel das assessorias de imprensa e noções de gerenciamento de crise, eles tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas ao longo do curso. “Nós fizemos simulações de entrevistas individuais e coletivas, debates ao vivo e trabalhamos também com a construção de mensagens–chave”, disse.

O coordenador do curso, Giordane Dourado, elogiou o investimento da AMB e da ENM no treinamento e contou que, após as práticas, os magistrados estão mais qualificados para se comunicarem com a imprensa com mais clareza. “ Os juízes são preparados para se comunicar nos atos do processo, mas não para a imprensa e esse curso traz para os magistrados técnicas, experiência e treinamento específico”, acrescenta.

A vice-presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas da AMB, Maria Madalena Telesca, participou das aulas e destaca a importância do curso para a comunicação dos magistrados. “Achei muito importante porque quem está na representação associativa pode ser a qualquer momento chamado para falar com a imprensa, e nós juízes somos condicionados a falar pouco. Quanto mais a gente souber se comunicar, melhor”, relata.

Foto: ENM
Fonte: ENM