O X Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura, realizado em Belo Horizonte, terminou nesta sexta-feira, 22, com a divulgação da Carta de Belo Horizonte 2015. No documento, as pensionistas de todo o País reafirmam a luta pelo resgate de seus direitos, entre eles a integralidade no pagamento das pensões e a defesa da PEC 555, contra a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. Leia aqui a Carta na íntegra.

Mesa

As postulações das pensionistas foram discutidas durante os quatro dias de realização do Congresso na capital mineira, que contou com a participação do presidente da AMB, João Ricardo Costa; do presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, do presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, da diretora de Pensionistas da AMB, Eneida Barbosa, da diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Maria Fernandes, entre outras autoridades.

Congresso

Durante a solenidade desta sexta-feira, 22, a diretora Eneida Barbosa fez a leitura da Carta a todos os presentes."Quando chegarem em suas cidades, levem a nossa Carta aos presidentes de suas associações e dos tribunais de Justiça. Esse auditório cheio representa nossa voz. E que, daqui desse horizonte lindo, nossa voz ecoe por todo o Brasil" , disse Eneida Barbosa, agradecendo ao presidente da AMB, João Ricardo Costa, ao presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, e a todas as diretoras de Pensionistas. "Se tivemos sucesso, o mérito é de vocês. Muito obrigada", disse.

O vice-presidente da AMB, juiz Sérgio Junkes, agradeceu a todos os participantes do Congresso e a Amagis pelo apoio e acolhida. "Vocês, pensionistas da magistratura, são muito importantes para a AMB e para suas associações. A AMB é de vocês, que são exemplos de solidariedade e união para todos nós e para os juízes mais novos. O evento foi muito produtivo e tenho certeza de que todos os participantes tiveram muito êxito", disse.

O vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Amagis, desembargador Tibagy Salles, representou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro. "A palavra de hoje é agradecimento. O Congresso veio selar com muito sucesso uma das comemorações dos 60 anos da Amagis. Em nome da nossa Associação, quero agradecer, na pessoa de Eneida Barbosa, a todos os participantes", disse ele, destacando que foi em Minas Gerais a realização do primeiro Congresso de Pensionistas, há 11 anos, e agradecendo o trabalho e dedicação da diretora de pensionistas da Amagis, Marlene Fernandes.

Troféu

Trofeu

Logo após a divulgação da Carta, a diretora Eneida Barbosa recebeu o troféu em nome da maior delegação presente ao evento. Rio Grande do Sul recebeu a premiação, com a participação de 69 pensionistas. Minas Gerais ficou em segundo lugar, com 53 participantes. Também participaram do Congresso os estados do Pará, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Paraíba, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Piauí e Espírito Santo.

O desembargador Roney Oliveira participou da solenidade representando o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt.

Durante quatro dias, as pensionistas tiveram uma extensa programação em Belo Horizonte que contou com palestras sobre saúde, qualidade de vida, planejamento do orçamento familiar e previdência pública. Hoje, 22, antes da divulgação da Carta, foram apresentadas palestras sobre diabetes e resistência à insulina, e sobre história, moda e comportamento.