Depois de 11 anos, quando realizaram o primeiro congresso em Belo Horizonte, as pensionistas da magistratura de todo o País voltaram a se reunir, na capital mineira, para o X Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura em evento promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com a Amagis. Na noite desta terça-feira, 19, foi realizada a abertura do encontro.

congresso pensionistas

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, destacou que, desde a realização do primeiro Congresso de Pensionistas, que aconteceu também em Belo Horizonte, em 2004, até o de hoje, foram enormes as conquistas e avanços, assim como os desafios que estão presentes e que virão na direção das conquistas da classe. Além disso, Herbert Carneiro afirmou que fortalecer a luta das pensionistas é incluir e incentivar esse segmento na organização associativa em defesa de toda a classe, formada por ativos, aposentados e pensionistas.

congresso pensionistas 2

Herbert Carneiro também disse que aposentados e pensionistas têm que ter os mesmos direitos dos magistrados da ativa. “Lutaremos com todas as nossas forças em defesa das garantias constitucionais das pensionistas, que têm todo o direito de receber proventos com integralidade e paridade”, observou o presidente da Amagis.

Clique aqui para ler o discurso na íntegra do presidente da Amagis.

congresso pensionistas 3

A diretora do Departamento de Pensionistas da AMB, Eneida Barbosa, agradeceu a todos que contribuíram pela realização deste encontro e por seus trabalhos atentos aos direitos das pensionistas. E ainda destacou a importância do congresso para a discussão das questões pertinentes, que culminará na elaboração da Carta de Belo Horizonte, com as demandas da classe.

congresso pensionistas 4

O desembargador Nelson Missias de Morais, vice-presidente Legislativo da AMB, que, na ocasião, representou o presidente da Associação, juiz João Ricardo Santos, lembrou que as pensionistas são as mulheres que sempre acompanharam o magistrado em sua jornada e disse que todas as conquistas obtidas ao longo do tempo não valerão de nada se não lutarmos pelas necessidades dos aposentados e pensionistas.

congresso pensionistas 6congresso pensionistas 5

A diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Fernandes, também esteve presente na abertura do Congresso e disse que o encontro é uma oportunidade de aproximação das pensionistas e de troca de experiências sobretudo o que é vivido por elas em cada estado do Brasil. "É uma grande honra recebê-las e acolhê-las aqui. A nossa classe vem sofrendo, ao longo do tempo, situações de desvalorização e o Congresso é a oportunidade de discutirmos as nossas reivindicações e aspirações de melhorias. As pensionistas são segmentos da magistratura, somos a continuação das famílias dos magistrados que se foram”, destacou Fernandes.

O X Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura está sendo realizado no Hotel Othon Palace, em Belo Horizonte, até o dia 24 de maio, período em que pensionistas de todo o País terão a oportunidade de assistir a palestras sobre diversos temas e irão discutir assuntos de interesse e trocar informações e experiências desenvolvidas em cada um dos estados e na própria AMB, debatendo novos caminhos em defesa de projetos legislativos.

congresso pensionistas 7

Além do presidente da Amagis, compuseram a mesa de honra, os desembargadores Nelson Missias de Morais, vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; Pedro Bitencourt Marcondes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; os juízes Sérgio Luiz Junkes, vice-presidente da AMB; Eugênio Couto Terra, presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris); Bruno Terra Dias, ex-presidente da Amagis, e a senhora Eneida Barbosa, diretora do departamento de pensionistas da AMB.

Também participaram da solenidade o vice-presidente de Aposentados da Amagis, desembargador Tibagy Salles; a diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Fernandes; e o diretor da Amagis Saúde e coordenador de Comunicação de Aposentados da AMB, juiz Cláudio Figueiredo.

congresso pensionistas 8

Confira abaixo a programação das palestras:

Dia 20/05

19h: “O Olho e o Tempo” – pelo médico oftalmologista Cléber Godinho.

20h: “É preciso saber viver – mais qualidade, menos stress” – pelo professor, biólogo e filósofo, Júlio César Faria Machado.

Dia 21/05

19h: “Planejamento do orçamento familiar” – pelo advogado Marcelo Barbosa

20h: “Previdência Pública” – pelo desembargador Eduardo Uhren da AMB

Dia 22/05

19h: “História – Moda e Comportamento” – pelo jornalista, socióloga e produtora cultural Perla Naun

20h: “Diabetes e resistência à insulina”, médico endocrinologista Levimar Rocha Araújo.