Teve início na noite desta quinta-feira, 23, o I Ciclo de Estudos do Novo Código de Processos Penal, realizado pelo TJMG, através da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), com apoio da Amagis e da direção do foro da Comarca de Juiz de Fora. As palestras serão realizadas até amanhã, 24, em Juiz de Fora. Veja aqui a programação completa. O evento marca o início das comemorações dos 60 Anos da Amagis, que acontecerão durante todo o ano em todo o Estado.

JF

Na abertura da solenidade, realizada no Hotel Victory Business, o juiz Paulo Tristão, diretor do foro da Comarca de Juiz de Fora, falou sobre o nascimento da Amagis, que surgiu da união entre a Armam, criada na comarca, e da Assemag, criada em Belo Horizonte. “A união das duas deu origem à Amagis, que passou a ser a única e legítima representante da magistratura mineira e, neste ano, completa 60 anos”. Ainda em seu discurso, o juiz Paulo Tristão destacou que a presença no evento das maiores autoridades do Poder Judiciário de Minas Gerais, referindo-se ao presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, e ao presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, demonstra a harmonia entre as instituições, fundamental para o bom funcionamento do Judiciário. “Os atuais presidentes das instituições souberam trazer a paz e a serenidade entre membros do Poder Judiciário do Estado com o relacionamento respeitoso. Eu agradeço, em meu nome e em nome dos magistrados de Juiz de fora e da região, a Amagis, a Comissão 60 Anos, ao TJMG e a Ejef pela realização deste evento”, concluiu.

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Carvalho, falou sobre o advento do Novo CPC, que, para ele, é sem dúvida um acontecimento de extrema importância para a sociedade. “Uma nova codificação traz implicações para todo o País e mudanças na vida das pessoas, sobretudo dos operadores do Direito”, disse o desembargador, apontando a importância de se discutir o novo Código de Processo Civil, especialmente no período de vacância. “As discussões não se encerrarão e muito ainda se discutirá”, afirmou. Para o desembargador, a realização do I Ciclo de Estudos do novo CPC contribui para a formação continuada dos magistrados e, consequentemente, para o melhor funcionamento da Justiça. Ainda em seu discurso, o desembargador Kildare Carvalho destacou os 60 Anos da Amagis e parabenizou a Associação.

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, abordou a importância de se discutir o novo CPC, que é o instrumento de trabalho dos operadores do Direito. Ele parabenizou o 2º vice-presidente, desembargador Kildare Carvalho, e o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, pela iniciativa que enriquece a formação continuada dos magistrados mineiros. O presidente do TJMG parabenizou a Amagis pelos seus 60 anos, e a todos os organizadores e participantes do I Ciclo de Estudos. Ele encerrou seu discurso com uma frase de Guimarães Rosa que diz “vivendo, se aprende; mas o que se aprendemais é só a fazer outras maiores perguntas”.

JF1

Logo depois da solenidade de abertura, foi realizada a palestra magna, com o tema Princípios Processuais e o Novo Código de Processo Civil. A palestra foi proferida pelo desembargador Ernane Fidélis, que parabenizou a Amagis pelos seus 60 anos de luta associativa e conquistas para os magistrados mineiros.

60 Anos

Como parte das comemorações dos 60 Anos da Amagis, o presidente Herbert Carneiro falou sobre o surgimento da Associação e do papel fundamental que tiveram os colegas de Juiz de Fora. “Colegas valorosos que tiveram uma visão política e muita sabedoria de fazer nascer aqui o movimento associativo e viram a importância de nos congratularmos, mas também de nos valorizarmos politicamente”. Herbert Carneiro falou também sobre o momento auspicioso pelo qual passa o Judiciário mineiro, presidido atualmente pelo desembargador Pedro Bitencourt, magistrado com os maiores e mais significativos valores.

JF2

O presidente da Amagis agradeceu aos juízes de Juiz de Fora e região e destacou que “sempre saímos daqui fortalecidos para a luta que, todos sabem, não é fácil”. O presidente da Associação apresentou a todos os presentes a Comissão dos 60 Anos da Amagis, presidida pelo desembargador Jayme Silvestre, e que é encarregada de planejar os eventos e apresentar sugestões de atividades feitas pelos magistrados mineiros para marcar as seis décadas de atuação da Associação em defesa da magistratura, culminando com a outorga da Medalha Guido de Andrade, no fim deste ano.

“Fico honrado de estar aqui para iniciar as comemorações dos 60 Anos da Amagis. Esta é uma oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos e de participar de uma confraternização, rever colegas e conhecer novos”, afirmou o desembargador Jayme Silvestre.

A juíza Ivone Guilarducci, diretora da Seccional da Amagis em Juiz de Fora, destacou a honra que é receber os presidentes do TJMG e da Amagis, bem como todos os magistrados em Juiz de Fora para a comemoração dos 60 Anos da Associação e destacou a gestão exitosa do presidente Herbert Carneiro. “A administração do presidente Herbert Carneiro está sempre em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e isso, para nós, é muito positivo porque demonstra a força da Amagis, e faz com que a magistratura seja cada vez mais ouvida”, afirmou.

Além de Juiz de Fora, estão sendo preparadas comemorações em outras regiões do Estado, abrangendo e interligando interior e capital.

Amagis Jurídica e MagisCultura

Também em Juiz de Fora, a Amagis fez o lançamento da 13ª edição de MagisCultura e da 11ª Amagis Jurídica, ambas publicações semestrais da Associação dos Magistrados Mineiros. O diretor da Amagis Jurídica, juiz Gilson Soares, agradeceu a oportunidade de lançar a publicação em um evento tão prestigiado e importante para o Judiciário como o I Ciclo de Estudos do novo CPC e os 60 Anos da Amagis. O juiz Renato César Jardim, diretor da MagisCultura, também destacou sua alegria em participar do evento e falou sobre a importância da cultura na vida de todos, especialmente dos magistrados.

Logo após o evento, foi apresentado um show do humorista Carlos Nunes, seguido de coquetel aos presentes.

Autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo participaram do evento. Entre as autoridades, estavam o presidente do TJMG desembargador Pedro Bitencourt; 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Fernando Caldeira Brant; 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Carvalho; corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; ex-presidente do TJMG desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; presidente do TJMMG, juiz Cel. PM Sócrates Edgar dos Anjos; presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro; coordenador do I Ciclo de Estudos, desembargador Caetano Levi Lopes; diretor do foro de Juiz de Fora, juiz Paulo Tristão; prefeito de Juiz de Fora, Bruno de Freitas; deputado estadual Isauro Calais; presidente da OAB Seção Juiz de Fora, Denílson Clozato; além de desembargadores do TJMG e juízes da capital, de Juiz de Fora e região.