Bruno Terra em Tiradentes

O governo mineiro, por meio da Imprensa Oficial do Estado, lançou nesta sexta-feira (17), a versão digital dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, abrindo as comemorações da semana da Inconfidência Mineira. O evento aconteceu no Largo do Ó, em Tiradentes (Campo das Vertentes) e foi conduzido pelo secretário de Cultura do Estado, Ângelo Oswaldo, e pelo presidente da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz. O ex-presidente da Amagis e juiz, Bruno Terra Dias, prestigiou a cerimônia representando o presidente e desembargador, Herbert Carneiro. O documento do século XVIII apresenta a íntegra do processo judicial dos inconfidentes, especialmente de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o mártir e patrono cívico da Nação brasileira.

De acordo com o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, que faz uma das apresentações no site que abriga os documentos, a ideia de compartilhar esse processo, em versão digitalizada, é de grande importância para a história e memória do Brasil e do mundo, por se tratar de documento já reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade por seu valor internacional, regional e nacional. "Os autos confirmam a Inconfidência Mineira como o mais importante movimento que antecedeu a Independência, bem como de formação da nacionalidade brasileira, especialmente pela coragem cívica e abnegação do herói Tiradentes, que honrou o País enquanto Nação", disse.

Todos os detalhes desse marco da história mineira poderão ser lidos e consultados por pessoas de qualquer parte do mundo. O site Portal da Inconfidência disponibiliza ao público em geral a íntegra dos Autos da Devassa, as fases do processo judicial movido pela Coroa Portuguesa contra os inconfidentes. Pontos relevantes como as acusações de crime de traição e as sentenças dos réus da Conjuração Mineira são descritos com riqueza de detalhes nos documentos históricos.

A versão digitalizada do manuscrito do século XVIII é baseada na edição impressa dos 11 volumes dos Autos da Devassa, editada pela Imprensa Oficial de Minas Gerais nas décadas de 70 e 80. O endereço eletrônico portaldainconfidencia.iof.mg.gov.br estará disponível já na noite de sexta-feira, após a cerimônia de lançamento.

A transposição da plataforma impressa para a digital representa um grande avanço no sentido de democratizar o acesso às informações contidas nos documentos, que totalizam cerca de 5.500 páginas. “O pioneiro trabalho desenvolvido pela Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais mais uma vez pereniza e democratiza o acesso à rica história de Minas, levando a toda sociedade os documentos do magnífico movimento da história mineira e brasileira”, enaltece o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, idealizador e coordenador do site.