O sonho de praticamente todo mundo é alcançar maior qualidade de vida e, para isso, comer bem e de forma saudável, é fundamental. De acordo com a nutricionista Silvana Lopes, do Amor à Vida, a base para uma boa alimentação é a regularidade. “É muito importante ter uma sequência, horários regulares para se alimentar e evitar pular refeições”, afirma.

No dia a dia, as pessoas nem sempre se preocupam com a alimentação e acabam abusando de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcar, o que pode desencadear uma série de doenças. Para chamar a atenção para a importância de uma boa alimentação, é comemorado, no dia 31 de março, o Dia da Saúde e da Nutrição.

Foto: ShutterstockSilvana Lopes orienta que se deve fazer de 5 a 6 refeições por dia, sendo três delas mais completas, ou seja, que contenham vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gordura de boa qualidade. “Gordura de boa qualidade é aquela de origem vegetal, que está presente, por exemplo, na gordura do azeite, do abacate, da castanha, nos cereais. A linhaça é uma excelente fonte de gordura de boa qualidade”, ensina a nutricionista. Já a gordura de origem animal deve ser evitada, ou seja, prefira carnes magras às gordurosas. Prefira leites e derivados desnatados. No intervalo entre as refeições, é importante fazer um lanche mais leve, um iogurte, uma fruta.

E nunca é tarde para começar. “Qualquer pessoa por mudar a forma de sua alimentação. É necessário que ela queira e esteja disposta a cuidar da saúde, prevenir doenças e agravos quando a doença já está instalada” adverte a nutricionista.

“Na alimentação não existe vilão nem mocinho. As restrições alimentares devem ser feitas em função da necessidade de cada pessoa”, afirmou Silvana Lopes. O açúcar, por exemplo, deve ser consumido de forma moderada. No entanto, algumas pessoas precisam ter uma ingestão bem restrita. “Hoje, o que se percebe é o consumo excessivo do açúcar, e isso é prejudicial. Todo comportamento que é repetitivo e exagerado pode impactar muito negativamente na saúde”, aconselha. De acordo com ela, é muito importante ter o acompanhando do nutricionista para se orientar.

Além da boa alimentação, outra peça fundamental para maior qualidade de vida é a água. “O adulto deve ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia. Dependendo da temperatura e do clima, esse consumo deve ser ainda maior”, reforça a especialista.

Dicas para uma alimentação saudável

- Faça de 5 a 6 refeições por dia, sendo três delas mais completas;

- No intervalo entre as refeições, faça lanches leves, como iogurtes e frutas;

- Não pule as refeições;

- Reduza o consumo de alimentos gordurosos - Evite ingerir gordura de origem animal / Prefira carnes magras, leites e derivados desnatados;

- Dê preferência aos alimentos que contenham vitaminas, mineiras, preoteínas, carboidratos e gordura de boa qualidade – presente do azeite, abacate, castanha, cereais, linhaça, etc;

- Dê preferência aos alimentos cozidos ou assados;

- Modere o consumo de alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos e biscoitos. Dê preferência aos cereais integrais;

- Coma devagar, aprecie o sabor de sua refeição;

- Beba água – No mínimo 2 litros de água devem ser ingeridos por dia, o que equivale de 6 a 8 copos;

- Procure um nutricionista.