Ao longo de 2015, serão publicadas diversas matérias especiais no Jornal DECISÃO sobre os 60 anos da Amagis, que serão completados em outubro deste ano. Leia abaixo um trecho da matéria que foi publicada na edição de março. A íntegra pode ser lida na edição impressa do Jornal.

Neste ano de 2015, a Amagis completa 60 anos de sua fundação, ocorrida em 1955. São seis décadas de intensa atuação em defesa pelas prerrogativas e direitos dos magistrados e em prol da cidadania. A união entre interior e capital, que é cada vez mais intensificada, está presente no código genético da Amagis, pois a entidade é fruto dessa relação e ganhou corpo e se fortaleceu com a incorporação de duas outras Associações.

Reunião em Cambuquira

Os magistrados de Juiz de Fora fundaram, em 3 de outubro de 1970, a Associação Regional de Magistrados (Armam), então presidida pelo juiz Maurício Delgado, e os juízes de Belo Horizonte criaram, em 28 de dezembro de 1970, a Associação Estadual dos Magistrados (Assemag), então sob a presidência do juiz Francisco Bernardo Figueira.

Declaração de utilidade pública

Em 1º de setembro de 1972, elas foram incorporadas à Amagis, com o objetivo de fortalecer a classe, unificando-a em torno de objetivos e ideais comuns. A partir de então, a Amagis é a única e legítima representante dos magistrados mineiros.