A desembargadora Mariângela Meyer, da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), receberá o título de “Mulher Cidadã” em solenidade que acontece na segunda-feira (/09/03), às 15 horas, na Câmara Municipal de Formiga (Praça Ferreira Pires, 4, Centro). A honraria será outorgada pelo presidente da instituição, vereador Evandro Donizeth, dentro das comemorações do mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

Entre os anos de 1995 e 1998, a desembargadora foi juíza de direito e juíza eleitoral em Formiga, mantendo, desde então, uma relação afetiva com a cidade, onde fez vários amigos. Ela avalia que a honraria deve-se ao fato de que sempre participou ativamente da vida da cidade, proferindo palestras e levando a várias mulheres a mensagem de que deveriam se profissionalizar e buscar o crescimento pessoal e profissional, para que se tornassem independentes financeiramente.

“Eu me formei em direito depois de casada e quando já era mãe. Então não foi fácil, foi algo que exigiu de mim muito esforço”, observa, ressaltando que o fato de hoje ser desembargadora pode, de fato, atuar como um exemplo para outras mulheres, que ainda hoje lutam por mais igualdade de direitos na sociedade brasileira. “Quando uma mulher ocupa um cargo de destaque na sociedade, ela revela os avanços das conquistas femininas em todo o mundo”, diz.

Trajetória

Mineira de Pouso Alegre (sul de Minas), a desembargadora Mariângela Meyer formou-se em direito pela PUC Minas em 1976 e se pós-graduou em direito público, pela mesma universidade, em 2009.

Após abraçar a carreira da magistratura, em 1990, Mariângela Meyer atuou nas comarcas de Cláudio, Abaeté, Formiga e Belo Horizonte.

Na capital, foi diretora do foro eleitoral, de 2009 a 2011. Tornou-se desembargadora em 12 de dezembro de 2011, tendo sido ouvidora do TJMG de agosto de 2012 a agosto de 2013.


Fonte: TJMG