Cerca de 40 gestores da Justiça Comum e da Especial da comarca de Belo Horizonte participaram na manhã desta quinta-feira,, 5 de março, do Curso de Atualização das Rotinas Administrativas. O juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Cássio Azevedo Fontenelle, abriu o treinamento que ocorreu no Fórum Lafayette. A ação é uma parceria entre a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e a Direção do Foro, por meio da Gerência de Apoio Administrativo (Geapa).

O curso abordou temas referentes ao quadro de pessoal, à lotação e à movimentação de servidores, às rotinas funcionais realizadas pelos gestores, entre outros. Durante o treinamento, as normas que regulamentam as rotinas administrativas dos servidores foram apresentadas e debatidas.

Em sua mensagem de abertura, o juiz diretor Cássio Fontenelle destacou a importância da realização de treinamentos dessa natureza, principalmente no momento em que sistemas informatizados estão sendo implantados na área de pessoal. Ele citou o Portal de Recursos Humanos, que já disponibiliza algumas ferramentas, entre elas o sistema para marcação de férias.

Dirigindo-se aos escrivães, o juiz destacou ainda a importância da harmonia entre gabinete e secretaria para o bom andamento dos trabalhos. Ele também abordou alguns dos projetos que estão em desenvolvimento na comarca de Belo Horizonte, entre eles a implantação de uma central para processar as execuções cíveis e outras ações que retiram atividades das secretarias, como a autuação dos processos criminais (exceto Maria da Penha e Júri).

O titular da Geapa, Robson Eduardo Fonseca Pinto, a titular da Coordenação de Apoio à Direção do Foro (Codirfo), Silvana de Faria Costa, e a servidora Catia Mucida dos Santos detalharam para os participantes os principais procedimentos administrativos que devem ser executados pelos gestores.

Falando sobre a importância de o gestor conhecer as rotinas administrativas, o gerente Robson Pinto propôs uma reflexão sobre o tempo gasto com essas atividades. Ele avalia que, ao conhecer bem as rotinas, o tempo dedicado a essa área é reduzido.

O curso foi oferecido a 150 gestores de Belo Horizonte entre setembro e outubro de 2013. A turma de hoje foi composta por servidores que não ocupavam cargos de gestores ou que estavam licenciados à época.


Fonte: TJMG