A sessão da 1ª Câmara Cível do TJMG foi marcada, hoje, 3, por homenagens e despedida pela aposentadoria do desembargador Eduardo Andrade. Magistrados de outras Câmaras, juízes, advogados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, amigos e familiares do desembargador participaram da sessão, que foi realizada no salão nobre do Palácio da Justiça.

Desembargador Eduardo Andrade

Eduardo Andrade foi saudado pelos colegas desembargadores que destacaram suas qualidades pessoais e profissionais, sobretudo a dignidade com a qual sempre honrou a toga e o Poder Judiciário. Dinamismo, paixão pela magistratura, serenidade, imparcialidade, segurança e competência foram algumas das características citadas pelos pares do desembargador, que afirmam ser o magistrado a força para a resistência e o paradigma para os novos magistrados.

Desembargador-Despedida

“Abençoados os que, como Vossa Excelência, possam levar consigo e deixar conosco a consciência do dever cumprido”, destacou o desembargador Geraldo Augusto de Almeida. Citado todo o momento como exemplo a ser seguido, Eduardo Andrade foi apontado pelos seus pares como o “desembargador de prateleiras limpas”, já que ele não deixa qualquer despacho para ser dado.

O juiz Maurício Soares, vice-presidente de Saúde da Amagis, representou na homenagem o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro. Em nome da Amagis e, portanto, em nome de todos os juízes mineiros, ele registrou a admiração pelo trabalho desenvolvido pelo desembargador Eduardo Andrade e destacou sua sensibilidade e cultura humanista, de acordo com o juiz Maurício, características imprescindíveis ao magistrado.

Eduardo Andrade foi saudado ainda pela defensora pública geral, Christiane Procópio, por membros do Ministério Público, advogados, assessores e serventuários.

Em nome de sua família, seu irmão Alberto Andrade agradeceu as homenagens e lembrou de quando Eduardo Andrade entrou para o Tribunal, oriundo do Quinto Constitucional. “Eduardo precisava de um campo fértil para trabalhar e aqui ele o encontrou. Vocês devolvem, hoje, à família um homem inteiro, maior e muito melhor”, afirmou o advogado, que concluiu: “Quando a gente vai sozinho, vai mais rápido. Mas quando vamos juntos, chegamos mais longe”.

Desembargador Desepdida1

O desembargador Eduardo Andrade agradeceu a todas as homenagens recebidas. “Creio que nestes 19 anos de Tribunal agi com suficiente honradez. Nenhuma missão maior foi dada aos homens do que julgar seu semelhante. E se cheguei onde cheguei, foi porque subi em ombros de gigantes, dos quais muitos estão aqui nesta sala. Foi com eles que aprendi que a humildade, a serenidade, operosidade e equilíbrio são indispensáveis à prestação jurisdicional. E aprendi que o juiz vive para servir ao seu semelhante e não para se servir dele”.

Eduardo Andrade Guimarães é natural de Belo Horizonte. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, é desembargador do TJMG desde dezembro de 2001. Foi juiz do Tribunal de Alçada, em 1996, e presidiu a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada até 2001. Veja aqui o currículo completo do magistrado.