Será instalada hoje, 27, na Comarca de Juiz de Fora, uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus). A solenidade será realizada às 11h, no salão do júri do fórum da comarca (rua Marechal Deodoro, 662, Centro). O objetivo do Cejus é fomentar a pacificação social e a conciliação na resolução de conflitos. A coordenação da unidade estará sob responsabilidade da juíza Ivone Campos Guilarducci Cerqueira, que é vice-presidente de Interior da Amagis e, na solenidade, vai representar o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro. Para a coordenação adjunta, foram designadas as juízas Raquel Gomes Barbosa, Ada Helena Antunes Torres e Sônia Maria Giordano Costa.

Cejus em Minas

A resolução 692/2011, do TJMG, prevê a criação, em todas as comarcas do Estado, dos Cejus – unidades do Poder Judiciário que concentram as audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e também o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. A coordenação dos centros judiciários fica a cargo da 3ª Vice-Presidência do TJMG, por meio da Assessoria da Gestão da Inovação (Agin).

Em Minas, já possuem Cejus as seguintes comarcas: Belo Horizonte, Patos de Minas, Viçosa, Pouso Alegre, Itaúna, São João del-Rei, Caeté, Governador Valadares, Itajubá, Lambari, Tombos, Conselheiro Lafaiete, Santa Bárbara, Paracatu. Curvelo, Varginha, Ponte Nova e Montes Claros. A unidade do Cejus em Juiz de Fora será a 19º em Minas. (*Com informações do TJMG)