A Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão das Neves realizou no último dia 23 de janeiro o II Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (FórumDCA).

O fórum visa reunir, mensalmente, autoridades e órgãos de proteção para discutir e implementar políticas públicas voltadas para a infância e a juventude, fortalecendo a rede de atendimento intersetorial de Ribeirão das Neves. A iniciativa foi sugerida durante audiência pública realizada em novembro do ano passado, na qual foi apresentado o “Diagnóstico da Infância e da Juventude”.

De acordo com a juíza Lívia Borba,titular da 2ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude de Ribeirão das Neves, o fórum visa melhorar a comunicação entre os órgãos da rede de proteção, construindo soluções práticas e efetivas para as questões dos menores. “Este encontro somente é possível porque em Ribeirão das Neves encontrei pessoas extremamente comprometidas com as demandas da infância, como a comissária Janaína Godinho e o analista do Ministério Público Kleber Queiroz, além do apoio de toda a Rede de Proteção”, afirma a magistrada.

A abertura do segundo encontro contou com a apresentação dos jovens internos no Centro Socioeducativo do município. Participaram das discussões, além da juíza Lívia Borba, a defensora pública Daniele Bellettato, a prefeita Daniela Corrêa, a secretária de Assistência Social, Kátia Cilene Goulart dos Santos, e o secretário municipal de Educação, Marcelo Gleidison Dias Horta, representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, do Programa de Ações Integradas e Referenciais (Pair), do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif),do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi), de abrigos municipais, do Centro Socioeducativo de Justinópolis e de outros órgãos da rede de atendimento à infância no município.

O FórumDCA é realizado na última sexta-feira de cada mês.

Fonte: TJMG