Conhecida como BD-TJMG, a Biblioteca Digital,acessível no portal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), disponibiliza, através de um sistema online, documentos, livros, artigos de periódicos, áudios e vídeos sobre diversos assuntos. O projeto, uma parceria entre a Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef), a Coordenação de Documentação e Biblioteca (Cobib) e a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), tem como objetivos a disseminação do conhecimento especializado do TJMG e o amplo acesso à informação.

Em 2014, no módulo de acesso restrito, ou seja, disponível apenas para magistrados, servidores ou funcionários do TJMG,a BD-TJMG disponibilizou mais de 5 mil livros digitais das editoras do Grupo A, Atlas, Grupo Gen e Saraiva, com uma média mensal de 488 livros acessados. No segundo semestre, foram 2.931 livros. A Biblioteca Digital também disponibiliza, através do acesso restrito, os dicionários eletrônicos Aurélio e Houaiss e o acervo da “Biblioteca Digital Fórum”. No acervo da “Biblioteca Digital Fórum”, é possível consultar os periódicos e obras da Editora Fórum, Informativos de Gestão Pública e Códigos.

Para visualizar as obras, basta clicar no link “Minha Biblioteca”, disponível em “Conteúdo Relacionado”, na página da Biblioteca Digital. É necessário fazer loginutilizando a matrícula e a senha de acesso à Rede TJMG.O sistema de pesquisa da BD-TJMG permite a busca por coleção, autor, título, assunto e data da publicação. A visualização é feita diretamente no navegador, não é necessário instalar nenhum novo programa. Os usuários podem acessar o acervo pelos computadores do Tribunal ou mesmo de casa.

A BD-TJMG também possui o módulo de acesso público com mais de 4 mil artigos e livros, divididos em três categorias: Conhecimento jurídico, Jurisprudências da revista “Jurisprudência Mineira” e Legislação. Basta acessar http://bd.tjmg.jus.br/jspui/

Para sugestões, dúvidas ou críticas, entre em contato com a BD-TJMG pelo e-mail bibliotecadigital@tjmg.jus.br.

Fonte: TJMG