O passeio à Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, que é comum para quem mora na capital, foi um presente diferente para 52 crianças e adolescentes da comarca de Perdões, no Centro-Oeste de Minas. A visita aconteceu na última quarta-feira, 17 de dezembro, e foi proporcionada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do projeto Expresso Coinj, em parceria com o Projeto Vida Nova, de Perdões.

Zoologico

Durante a visita ao zoológico, o grupo pôde conhecer e saber um pouco mais da história de aproximadamente 250

espécies, entre aves, répteis, mamíferos e peixes. Segundo Dayson, de 16 anos, a experiência não seria possível sem esse apoio. O jovem, que está há seis anos no projeto Vida Nova, também já teve oportunidade de assistir a um filme em cinema 3D e de conhecer o Mercado Municipal de Belo Horizonte.

Zoologico1

No passeio, a estudante Paloma Ribeiro, de 11 anos, pôde ver de perto os animais que antes só eram vistos pela televisão. “Estou adorando! Perto da minha cidade não existe nenhum zoológico. As visitas e atividades do projeto me estimulam até no colégio, pois, além de prestar mais atenção nas aulas, eu também fiz amigos e agora tenho mais pessoas para conversar”, diz.

O projeto Vida Nova visa à socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promovendo oficinas de capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho. Além disso, o projeto estimula os jovens a se dedicarem mais aos estudos, já que as boas notas e a assiduidade na escola são requisitos básicos para participar das atividades oferecidas.

Para a coordenadora Luciana Soares, as atividades promovem a integração do grupo à sociedade. “Essa iniciativa modifica a realidade desses jovens, diminui a desigualdade social e amplia seus horizontes. Graças ao projeto, crianças e adolescentes têm a oportunidade de passar por experiências que não seriam vivenciadas sem esse apoio”,conclui.

Expresso Coinj

Desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Expresso Coinj tem o objetivo de levar arte e entretenimento às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de promover, por meio das vivências de fantasia, o estímulo à imaginação e o desenvolvimento da fluência verbal.

Desde a sua criação, em 2011, o programa já viabilizou mais de 1,5 mil atividades nas comarcas de Belo Horizonte, Sabará, Juiz de Fora, João Monlevade e Perdões. Entre os passeios realizados, os jovens puderam assistir a espetáculos teatrais, musicais e exposições de arte, além de participar de eventos esportivos e de lazer.

Fotos: Renata Cadeira / TJMG
Fonte: TJMG