Várias atividades culturais marcaram o encerramento das comemorações dos 10 anos do Espaço Cultural Fórum Lafayette, nos dias 15 e 16 de dezembro. Exposição ilustrativa das atrações ao longo dos 10 anos, apresentação de corais, lançamento de livros, show e a doação de uma obra de arte do artista Leandro Gabriel marcaram a data.

Na noite de terça-feira, 16 de dezembro, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, o juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Cássio Azevedo Fontenelle, e o artista plástico Leandro Gabriel inauguraram simbolicamente uma escultura em aço que o artista doou ao Fórum Lafayette. A obra doada, uma árvore de metal com seis metros de altura, será instalada no jardim da avenida Augusto de Lima.

Em sua mensagem, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, disse que a existência do espaço cultural é uma vitória de todos. Ele falou ainda da alegria de estar de volta ao fórum, local em que trabalhou durante 11 anos.

O juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Cássio Azevedo Fontenelle, enumerou os benefícios que o espaço cultural traz. Para ele, é importante cultivar a arte e outros valores, como a gentileza, a tolerância, a amizade.

A programação do dia 16 contou ainda com três lançamentos de livros. Os servidores Anderson Tadeu e Juliana Ferreira Lopes lançaram, respectivamente, os livros “Fúria e Revolta” e “Os Limites da Vida”, e o artista plástico Leandro Gabriel lançou “Escultura”, publicação que reúne fotografias de obras de sua autoria. No mesmo dia, os cantores Adriana Lopes e Paulo Mourão apresentaram show de música popular brasileira.

Segunda-feira

Desde segunda-feira, a Galeria de Arte do Fórum exibe a exposição “Linha do Tempo”, que retrata todos os eventos realizados pelo espaço cultural desde sua inauguração em dezembro de 2004. A inauguração da mostra foi feita pelo juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Cássio Azevedo Fontenelle.

Regidos pelos maestros Álvaro Antôno Rodrigues e Felipe Magalhães, os corais Elizabeth Figueiredo, Arte em Canto – Sitraemg e Acordos e Acordes se apresentaram na noite de segunda-feira, 15 de dezembro. Eles interpretaram nove músicas e a última, “Boas Festas”, foi cantada em conjunto pelos dois corais, com a participação da plateia.

Fonte: TJMG