Os magistrados mineiros reuniram-se neste sábado, 13, no Encontro de Congraçamento da Magistratura, promovido pela Amagis e pelo TJMG, em Belo Horizonte. Além dos juízes e desembargadores, marcaram presença o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, e outras autoridades.

jantar


O encontro foi marcado pela importância da magistratura para manutenção e ampliação da cidadania, com destaque para a extensa campanha de valorização da classe em prol da cidadania lançada pela Amagis como marco inaugural das comemorações dos 60 anos da entidade.

jantar2

O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, classificou o encontro como uma oportunidade de reunir os colegas e os representantes dos Três Poderes, parceria fundamental para o aprimoramento da Justiça. “A Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ) foi uma conquista deste ano, possibilitada pela parceria cada vez mais estreita entre a Amagis, os magistrados mineiros, os deputados da Assembleia e o Governo do Estado”, ressaltou.

Veja mais fotos do evento no Facebook da Amagis.

Herbert Carneiro também destacou como uma das missões da Amagis a valorização da magistratura, tendo como meta final o bom atendimento ao cidadão, e afirmou que esse é o início da comemoração dos 60 anos da Amagis, que serão completados em 2015. “Estamos desenvolvendo uma campanha na qual mostramos para a sociedade o quanto é importante o papel do juiz. Esse é o nosso propósito”, afirmou.

O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, destacou o bom relacionamento com o Judiciário e os avanços conquistados com a aprovação, neste ano, da nova LODJ. “O Poder Judiciário é fundamental para as conquistas dos avanços econômicos e sociais. E o Judiciário de Minas Gerais, especificamente, é um berço de magistrados de grande destaque. Como deputado e governador tive a oportunidade de estreitar os laços com os presidentes da Amagis e do TJMG, que são os legítimos representes dos magistrados”, disse.


O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro, reafirmou a parceria com a Amagis em prol da cidadania. “A democracia pressupõe a separação dos poderes, mas eles são harmônicos. Os projetos do Judiciário são os nossos projetos, afinal eles buscam o melhor para a sociedade, que é uma Justiça ágil, eficiente e moderna”, ressaltou Pinheiro.

A importância da Justiça de primeiro grau e de uma gestão otimizada foi ressaltada pelo presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes. “Iniciamos um trabalho para melhorar a infraestrutura para o juiz, no sentido de otimizar a prestação jurisdicional com diversas medidas, entre elas o Processo Judicial Eletrônico (PJe)”, lembrou.

Para a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Luzia Peixoto, o encontro é de grande importância para celebrar as conquistas e ressaltar a importância do juiz para a sociedade.

jantar3

Parte da renda obtida com o evento será destinada ao Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), projeto mantido pela magistratura mineira.