PBH-VacinaA campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo foi prorrogada até o dia 12 de dezembro em Belo Horizonte. As vacinas estão disponíveis em todos os 147 Centros de Saúde da capital.


Contra a pólio, a Secretaria de Saúde espera vacinar 127.959 crianças de 6 meses a 4 anos de idade. O objetivo é evitar a reintrodução do poliovírus no país.

Já a meta da vacina triviral - que protege contra sarampo, rubéola e caxumba - é vacinar 111.903 crianças de 1 a 4 anos. O objetivo é resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.

A vacina oral poliomielite (VOP) é uma vacina segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus (1,2 e 3), e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pais ou responsáveis devem apresentar a cartão de vacinação.

O último caso registrado de poliomielite em Belo Horizonte foi em 1987 e no Brasil foi em 1990. Em relação ao sarampo, neste ano, de janeiro a outubro, foram registrados 13 casos suspeitos em residentes da capital. Após exames laboratoriais, todos os casos foram descartados.

Foto: PBH
Fonte: Rádio Itatiaia