Nos três primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação deste ano, mais de 200 mil pessoas foram atendidas nos Núcleos de Conciliação e eventos paralelos do evento, em todo o Brasil. Os dados podem ser acompanhados diariamente pelo Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove a campanha, em parceria com os tribunais. De acordo com os números encaminhados ao CNJ até a manhã desta quinta-feira (27/11) por 34 cortes, foram realizadas 84,7 mi audiências e movimentados R$ 413 milhões em valores negociados.

Os resultados ainda são parciais. Os tribunais têm até 5 de dezembro para encaminhar ao CNJ os números totalizados. A IX edição da Semana Nacional da Conciliação contou, nos primeiros dias, com uma força de trabalho de mais de 9 mil pessoas, entre juízes, desembargadores, juizes leigos, conciliadores, servidores e colaboradores.

O esforço concentrado da Justiça tem como objetivo estimular a solução de conflitos por meio de acordos entre as partes. Em todo o país, diversos tribunais elaboram atividades para reforçar a importância da pacificação da Justiça. No Amapá, além da Semana, o TJAP criou o programa mensal de conciliação que deve encerrar 2014 com 11 semanas estaduais de conciliação.

Mutirão - No Rio de Janeiro, o Centro de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça fluminense organizou um mutirão da conciliação focado em processos da empresa de telefonia Oi/Telemar, obtendo um índice de 82,32% de acordos em 392 audiências. Até sexta-feira, a previsão é de que a unidade realize 1.911 audiências, com a participação de outras 21 empresas.

Na Bahia, a Semana Nacional de Conciliação já conseguiu fechar mais de 15 mil acordos nos três primeiros dias de mutirão. A Semana Nacional da Conciliação de 2014 começou na segunda-feira (24/11) e termina nesta sexta-feira (28/11).

Participam do mutirão tribunais estaduais, federais e do trabalho. A IX Semana Nacional foi aberta em São Paulo pelo presidente do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski. O evento integra a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, prevista na Resolução n. 125, instituída pelo CNJ em 2010.

Fonte: CNJ