Lava Jato

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque afirmou em depoimento à Polícia Federal que recebeu R$ 1,6 milhão da empreiteira UTC por uma consultoria. Ele é apontado por integrantes do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato como beneficiário de propinas pagas por empreiteiras para obter contratos com a petroleira estatal. A UTC é uma das empreiteiras investigadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público sob suspeita de integrar o esquema. Seu presidente, o executivo Ricardo Ribeiro Pessoa, está preso desde a última sexta-feira. No depoimento, prestado na segunda-feira, 17 de novembro, Renato Duque afirmou que se "auto impôs" uma quarentena ao deixar o cargo que tinha na Petrobras em abril de 2012. Depois disso, relatou, começou a trabalhar como consultor em janeiro de 2013, usando uma empresa que já tinha constituída antes de sair da estatal. A consultoria de R$ 1,6 milhão dada à UTC, disse Duque, serviu para capacitar a empresa a entrar numa licitação para operar plataformas flutuantes. "Apesar disso, a UTC perdeu a licitação no ano de 2013", registrou. O valor foi recebido, de acordo com ele, "em vários pagamentos de valor menor" feitos à empresa D3TM que também é investigada pelas autoridades e teve seu sigilo quebrado a pedido do juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Criminal de Curitiba. (Agência Estado)

Criminalística

A perda de centenas de provas contra criminosos, no setor de Biologia do Instituto de Criminalística mexeu com a chefia da Polícia Civil de Minas Gerais. A situação precária do prédio foi divulgada em primeira mão pelo Jornal da Itatiaia na última quarta-feira e repercute no comando da corporação. O caso será tratado pela Corregedoria da Polícia Civil, que vai apurar todos os detalhes para saber quem errou e não evitou a pane elétrica no setor. Como divulgado pela Itatiaia, um freezer com materiais genéticos queimou, perdendo tecidos, ossos e outros materiais importantes que poderiam ser usados em processos judiciais. Durante entrevista no Jornal da Itatiaia dessa quinta, o diretor do Instituto de Criminalística, Marco Paiva, disse que enviou nove projetos de reforma do setor para a Polícia Civil. No entanto, na edição desta sexta-feira, o chefe da Polícia Civil, Oliveira Santiago, afirma que o procedimento não é tão burocrático e prometeu apuração rigorosa. (Rádio Itatiaia)

Indústria

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, reconheceu nesta quinta-feira a crise enfrentada pelo setor produtivo e indicou que o setor precisa ser recuperado para garantir a retomada do crescimento econômico do país. "Este é um momento particularmente relevante, porque é um momento em que a indústria brasileira encontra-se em uma situação desafiadora e preocupante", afirmou. Apesar do tom de autocrítica, o ministro disse haver uma "falsa discussão preocupante" sobre os rumos que a economia deve tomar, com risco de "voltar para o ciclo de exclusão social" anterior ao governo do PT. Borges participou na manhã desta quinta-feira do lançamento do primeiro volume do livro Produtividade no Brasil - Desempenho e Determinantes, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com um diagnóstico da indústria a partir da década de 1960 até 2013. "Todos os dados de indicadores que olhamos mostram que, se a indústria não enfrentar desafios de competitividade, ela vai ter grandes desafios no mundo e sem uma indústria forte não vamos conseguir iniciar uma nova fase de crescimento no Brasil", considerou. O ministro avaliou que a fase de crescimento liderada pelo consumo de massa, agora, precisa ceder lugar a um modelo no qual a produtividade industrial esteja no centro da política econômica. "A taxa de participação (do consumo) foi uma importante fonte de crescimento e, com esse nível de emprego hoje, mesmo com a taxa de desalento, ela não será uma fonte de um ciclo de crescimento para a economia brasileira", observou. (Agência Estado)

Fazenda

O governo pode anunciar hoje o nome do novo ministro da Fazenda. Ontem, a presidente Dilma Rousseff se reuniu em São Paulo com o economista Nelson Barbosa, um dos principais cotados para o cargo. Ex-secretário executivo da pasta, ele atualmente é professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Na quarta-feira, ela havia se encontrado com o ex-secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, diretor-superintendente do Bradesco Asset Management, braço de gestão de recursos do Bradesco. É possível que os dois nomes venham a integrar a equipe econômica novamente, um deles na função de ministro e o outro na de secretário do Tesouro, que é, na prática, o segundo cargo mais importante da pasta, embora o secretário-executivo seja hierarquicamente superior. A posse do novo ministro deverá ocorrer poucos dias depois do anúncio. Mantega pretende sair logo para cuidar de sua vida pessoal. Dilma guarda um arrependimento: ter atendido o conselho do ex-presidente Lula e anunciado antecipadamente a demissão do atual ministro, que lhe foi extremamente fiel ao longo dos quatro anos de mandato, ainda durante a campanha eleitoral. Mesmo com as conversas avançadas, o governo enfrenta dificuldades na escolha. A preferência de Dilma era pelo presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. Ele foi convidado para o cargo na quarta-feira. Ficou de pensar e acabou por dizer não ontem, alegando motivos pessoais. Outro cotado, o ex-presidente do Banco Central (BC) Henrique Meirelles é tido como um nome com chances muito baixas de ser escolhido. Também são pequenas, ainda que não impossíveis, as chances de o atual presidente do BC, Alexandre Tombini, ir para a Fazenda. Ele deve ser mantido no governo, mas no cargo em que está. (Estado de Minas)

Porsche

A apreensão de um porsche, modelo Carrera S, durante uma blitz da Polícia Militar na região da Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, chamou a atenção de quem passava pelo local na tarde desta quinta-feira (20). O veículo importado era clonado. Segundo a Polícia Militar, o veículo foi parado na operação realizada na avenida Getúlio Vargas, próximo ao cruzamento da avenida Cristóvão Colombo. Quando os militares foram verificar a documentação do carro, descobriram que a placa, EQQ-9853, de BH, não pertencia a ele, mas sim a um Chevrolet Corsa, de São Paulo (SP). O motorista, que não teve o nome divulgado, foi detido e levado para a Delegacia de Plantão do Detran-MG. Já o carro foi removido para o pátio credenciado. Enquanto era rebocado, muitos curiosos chegaram a tirar fotos do automóvel. (Hoje em Dia)

Violência

Uma em cada três mulheres é vítima de abusos físicos em todo o mundo, indica uma série de estudos divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres são vítimas de mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos, frequentemente contra a sua vontade. Os dados indicam que 7% das mulheres correm o risco de sofrer violência em algum momento das suas vidas. A violência, exacerbada durante conflitos e crises humanitárias, tem consequências dramáticas para a saúde física e mental das vítimas. “Nenhuma varinha de condão vai eliminar a violência contras as mulheres. Mas a prática revela que é possível realizar mudanças nas atitudes e nos comportamentos, que podem ser conseguidos em menos de uma geração”, afirmou Charlotte Watts, professora na Escola de Higiene e Medicina Tropical em Londres e coautora dos documentos. (Agência Brasil)

Thomaz Bastos

O velório do advogado criminalista e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos reuniu lideranças de partidos que disputam o cenário político brasileiro. Além da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passaram pelo velório lideranças como o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), candidato derrotado à vice-Presidência da República, nas últimas eleições, e o deputado federal Paulo Maluf (PP). A maioria das autoridades, no entanto, eram do PT, como o ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil; o prefeito de São Bernardo e ex-ministro do Trabalho, Luiz Marinho; e o governador eleito de Minas Gerais e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Também compareceu o vice presidente da República, Michel Temer. O ex-ministro morreu no início da manhã desta quinta-feira, 20, aos 79 anos, Eles estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, de acordo com boletim médico do hospital, do dia 18. Ele foi ministro durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre os anos 2003 e 2007. (Agência Brasil)

EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nessa quinta-feira (21) um plano com novas regras de imigração. As medidas estão em decreto do Executivo e têm caráter temporário - valem por três anos. Serão beneficiados os imigrantes sem documentos que têm filhos nascidos nos Estados Unidos, além de imigrantes ilegais que entraram no país menores de idade. Obama frisou que as novas regras para deportação vão se concentrar “em criminosos, e não nas famílias”. A medida beneficiará até 5 milhões de imigrantes ilegais. Em tom emotivo e mencionando o que chamou de “vocação” norte-americana para ser uma “nação de imigrantes”, Obama disse que o elemento-chave do plano é a ação que vai priorizar a expulsão de integrantes de quadrilhas de delinquentes, em vez da deportação de pais de pessoas nascidas no país. O presidente ressaltou que não se trata de anistia, mas que “o imigrante que cumpre as leis poderá sair das sombras”. Serão beneficiados os pais de crianças nascidas nos Estados Unidos ou residentes legais desde janeiro de 2010. A chamada Ação Diferenciada – programa que beneficia cerca de 600 mil pessoas que vieram para os Estados Unidos ilegalmente quando ainda eram menores de idade - terá a idade limite ampliada para 30 anos e incluirá aqueles que chegaram antes de completar 16 anos. O prazo será também janeiro de 2010. (Agência Brasil)

Ucrânia

Relatório das Nações Unidas, divulgado ontem, 20, mostra que o número de mortos no conflito entre rebeldes separatistas e o Exército, no Leste da Ucrânia, continua crescendo, apesar do acordo de cessar-fogo assinado em 5 de setembro. Pelo menos 4.317 pessoas morreram e 9.921 ficaram feridas de abril a novembro deste ano. Desde que o cessar-fogo foi anunciado, 13 pessoas morrem por dia, em média, na região. “Há total desrespeito à lei e à ordem nos dois estados autoproclamados independentes. Pessoas continuam a ser mortas, ilegalmente presas e torturadas. Não há nenhum respeito pelas normas internacionais dos direitos humanos”, disse o diretor para as Américas, Europa e Ásia Central do Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas, Gianni Magazzeni. De acordo com o relatório, feito pela Missão das Nações Unidas para o Monitoramento dos Direitos Humanos na Ucrânia, o número de pessoas que deixaram o Leste para outras regiões do país, para fugir do confronto, quase dobrou nos últimos dois meses: de 275 mil, em 18 de setembro, para 467 mil. (Agência Brasil)

Copa do Brasil

O Juiz José Maurício Cantarino Villela, da 29ª Vara Cível de Belo Horizonte, atendeu o pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinou que o Cruzeiro reduza o valor das entradas para os atleticanos, na partida decisiva da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (26), no Mineirão. Pela decisão, os bilhetes custarão até R$ 500, ao contrário dos R$ 1 mil estipulados pela diretoria da Raposa. De acordo com a análise feita por Vilela, o valor pedido pela diretoria celeste corresponde a um aumento aproximado de 833,33% acima dos preços destinados aos setores "vip" do Gigante da Pampulha. Além disso, o outro argumento é de que o setor roxo, destinado aos atleticanos, não assume condição física e de conforto iguais ao "vip". Caso o Cruzeiro não cumpra a determinação, terá de pagar multa de R$ 10 mil por bilhete vendidoo. A decisão está sujeita a recurso. (Hoje em Dia)